PUBLICIDADE

Presidente e ex-da Fifa receberão comendas em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O presidente de Honra da Federação Internacional de Futebol (FIFA), João Havelange, e o atual presidente da instituição, Joseph Blatter, receberão a Comenda da Ordem do Mérito Mato Grosso, no grau de Grão-Cruz, a mais alta honraria do Estado. A Comenda tem a finalidade de agraciar personalidades nacionais e estrangeiras que tenham se tornado dignas da gratidão ou da admiração do povo e do governo estadual. A data da entrega das medalhas será definida após o retorno de Havelange da Europa, previsto para o fim do mês.

Nascido no Rio de Janeiro em 1916, Havelange comandou a Fifa no período de 1974 a 1998, quando foi eleito presidente de Honra da instituição. Recentemente, ele revelou que o único pedido que fez a Joseph Blatter, em relação à Copa de 2014, foi que incluísse Cuiabá e Manaus como sedes dos jogos, em razão da importância do Pantanal e da Amazônia.

A iniciativa da homenagem é do diretor de Articulação Interinstitucional da Agecopa, Agripino Bonilha Filho. Ele sugeriu ao governador Silval Barbosa a entrega das medalhas com base na importância de Havelange e Blatter para a escolha de Cuiabá como uma das sedes do Mundial de 2014. Bonilha esteve no último fim de semana no Rio de Janeiro, onde se reuniu com Havelange e informou sobre a Comenda. O presidente da Honra da Fifa confirmou que virá a Cuiabá para receber a medalha e reforçará o convite também para Joseph Blatter.

Bonilha também comunicou Havelange sobre outras homenagens prestadas pela Assembleia Legislativa, que lhe concedeu o título de Cidadão Mato-grossense por iniciativa do deputado Sérgio Ricardo e da Câmara de Cuiabá que lhe concedeu título de Cidadão Cuiabano, Comenda do Legislativo Cuiabano e a Ordem do Mérito Legislativo. O eterno presidente da Fifa também recebeu com alegria a notícia de que a Federação Mato-grossense de Futebol criou o "Prêmio Craques Mato-Grossenses – Troféu Dr. João Havelange" em reconhecimento às personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do futebol de Mato Grosso.

A expectativa é que João Havelange receba formalmente essas condecorações no dia da visita a Cuiabá. "Havelange ficou emocionado com as homenagens e disse que assim que retornar da Europa marcará uma data para vir à capital mato-grossense", explicou Agripino Bonilha.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...

FMF divulga calendário de competições do futebol mato-grossense para próxima temporada

A Federação Mato-grossense de Futebol anunciou o calendário oficial...

Botafogo leva 3 do Pachuca e dá adeus ao Mundial de Clubes

O Botafogo foi derrotado pelo Pachuca por 3 a...
PUBLICIDADE