PUBLICIDADE

Presidente e ex-da Fifa receberão comendas em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O presidente de Honra da Federação Internacional de Futebol (FIFA), João Havelange, e o atual presidente da instituição, Joseph Blatter, receberão a Comenda da Ordem do Mérito Mato Grosso, no grau de Grão-Cruz, a mais alta honraria do Estado. A Comenda tem a finalidade de agraciar personalidades nacionais e estrangeiras que tenham se tornado dignas da gratidão ou da admiração do povo e do governo estadual. A data da entrega das medalhas será definida após o retorno de Havelange da Europa, previsto para o fim do mês.

Nascido no Rio de Janeiro em 1916, Havelange comandou a Fifa no período de 1974 a 1998, quando foi eleito presidente de Honra da instituição. Recentemente, ele revelou que o único pedido que fez a Joseph Blatter, em relação à Copa de 2014, foi que incluísse Cuiabá e Manaus como sedes dos jogos, em razão da importância do Pantanal e da Amazônia.

A iniciativa da homenagem é do diretor de Articulação Interinstitucional da Agecopa, Agripino Bonilha Filho. Ele sugeriu ao governador Silval Barbosa a entrega das medalhas com base na importância de Havelange e Blatter para a escolha de Cuiabá como uma das sedes do Mundial de 2014. Bonilha esteve no último fim de semana no Rio de Janeiro, onde se reuniu com Havelange e informou sobre a Comenda. O presidente da Honra da Fifa confirmou que virá a Cuiabá para receber a medalha e reforçará o convite também para Joseph Blatter.

Bonilha também comunicou Havelange sobre outras homenagens prestadas pela Assembleia Legislativa, que lhe concedeu o título de Cidadão Mato-grossense por iniciativa do deputado Sérgio Ricardo e da Câmara de Cuiabá que lhe concedeu título de Cidadão Cuiabano, Comenda do Legislativo Cuiabano e a Ordem do Mérito Legislativo. O eterno presidente da Fifa também recebeu com alegria a notícia de que a Federação Mato-grossense de Futebol criou o "Prêmio Craques Mato-Grossenses – Troféu Dr. João Havelange" em reconhecimento às personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do futebol de Mato Grosso.

A expectativa é que João Havelange receba formalmente essas condecorações no dia da visita a Cuiabá. "Havelange ficou emocionado com as homenagens e disse que assim que retornar da Europa marcará uma data para vir à capital mato-grossense", explicou Agripino Bonilha.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Definidos adversários do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo

Foram sorteados, há pouco, os grupos da Copa do...

Luverdense anuncia parte do elenco para a próxima temporada

O Luverdense divulgou os primeiros nomes do plantel que...

Cruzeiro empata com Botafogo e define Palmeiras como vice-campeão do Brasileiro

O Palmeiras confirmou a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Nesta...
PUBLICIDADE