O presidente do Rio Branco, Natal Xavier, se reuniu, ontem com o governador Tião Viana, e ficou definida retirada das ações na justiça movidas pelo time acreano contra a CBF e, consequentemente, a saída do time do Campeonato Brasileiro da Série C, acatando a punição de exclusão do campeonato deste ano, por ter desrespeitado artigo ao ter discordado de decisão e recorrido na justiça comum. Semana passada, o Tribunal de Justiça do Rio mandou parar os jogos da Série C. O Luverdense, de Lucas do Rio Verde, que estava em 3º no grupo (onde 2 se classificavam para próxima fase) fica com a vaga e deve ter 6 partidas para tentar ir às semifinais da competição.
"A reunião com governador foi importante porque o Estado sempre foi um parceiro do Rio Branco. A situação ficou muito desgastante e agora é honrar os compromissos para deixar o Rio Branco", comentou o presidente.
A retirada das ações na Justiça Comum atende à decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que eliminou o clube por causa de uma ação impetrada para liberação da Arena da Floresta. "Infelizmente, essa punição ocorreu porque lutamos para jogar na Arena com a presença da torcida", lembrou o dirigente.
Segundo Natal Xavier, os compromissos serão cumpridos e em seguida a comissão técnica e os jogadores estarão liberados. "Esse não era o que esperávamos para a temporada 2011. Contudo, tivemos muitos problemas no Rio Branco, mas vou deixar a equipe classificada na Copa do Brasil e o próximo presidente poderá iniciar o seu mandato com uma competição de alto nível", avaliou Natal Xavier.
Natal Xavier lamentou não ter realizado o sonho de colocar o futebol acreano na Série B. "Fizemos grandes equipes e tivemos excelentes oportunidades, mas não foi possível. Mudei a realidade do futebol do Rio Branco com maiores investimentos e espero que o próximo presidente possa ter o mesmo arrojo", declarou.