A presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Carlos Orione, está preparando uma grande festa para a posse da nova diretoria da entidade eleita no início do ano para o quadriênio 2013-2017. O evento está marcado para o próximo dia 24, numa sexta-feira, em um hotel, considerado o melhor de Cuiabá.
Reeleito mais uma vez, Orione convidou para a sua posse o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin. Além do presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero, hoje apontado como forte candidato a suceder Marin no comando do futebol brasileiro.
Desde ano passado, quando a federação completou 70 anos de fundação, o atual presidente da CBF é aguardado em Mato Grosso. Desta vez a sua vinda é dada como certa, uma vez que Carlos Orione é um dos aliados políticos de José Maria Marin, que no momento enfrenta forte pressão para renunciar ao cargo. Ele está sendo acusado por várias entidades dos direitos humanos de ter contribuído pela morte do jornalista Vladimir Herzog na época da ditadura militar.
Um dos ferrenhos opositores a Marin é o tetracampeão mundial pela Seleção Brasileira, o ex- jogador Romário, hoje deputado federal pelo Rio de Janeiro. Ele está por trás do movimento pela queda de Marin. Em janeiro passado, Carlos Orione não encontrou dificuldade para ser aclamado para mais um mandato de quatro anos na presidência da federação. Num trabalho forte de bastidores, ele conseguiu abafar a candidatura do presidente do Luverdense, Helmute Lawisch, que, por fim, acabou compondo com o dirigente sendo um dos quatro vice-presidentes da entidade.