A presença de atletas olímpicos foi o grande destaque da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa, que ocorreu na noite desta terça-feira (20), no Ginásio da Universidade Federal da Paraíba. Estudantes da delegação de Mato Grosso ficaram emocionados ao verem os ídolos de perto. A cerimônia também contou com a presença do Ministro do Esporte, Leonardo Picciani.
O mestre de cerimônia do evento foi o medalhista olímpico de judô e apresentador da rede Globo, Flávio Canto, que foi recebido pelos estudantes com muitas palmas e gritos. Canto destacou que os jogos reúnem estudantes de todos os Estados brasileiros. “E com o centro de convivência, o restaurante, já dá pra sentir um gostinho de como são os jogos Pan-Americanos e os jogos Olímpicos”, destacou o ele.
O ponto mais alto da cerimônia foi o acendimento da pira olímpica com a participação dos atletas olímpicos: Sarah Menezes (Judô), José Marco (Vôlei de Praia), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Daniel Paiola (badminton), Láis Nunes (Luta Olímpica), Matheus Santana (natação) e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo).
Sarah, campeã olímpica e também dos Jogos Escolares, deu início ao revezamento. A tocha foi passando de mãos em mãos até chegar a Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze nos Jogos de Atenas 2014.
Cordeiro é admirado no mundo do esporte pela desportividade que teve no Jogos de Atenas, quando foi atacado por um fanático religioso e perdeu a medalha de ouro. Mesmo assim, ele não desanimou, voltou para disputar e conquistou o bronze.
O atleta/estudante da delegação de Mato Grosso Eliebe Antônio,14 anos, contou que ficou emocionado ao ver a judoca Sarah Menezes conduzir a tocha. “Sou fã demais da Sarah e torci como nunca pra ela nos Jogos Olímpicos do Rio”, recorda o garoto do atletismo da cidade Barra do Garças
Para as meninas da ginástica rítmica de Mato Grosso, Gabriela, Vitória, Giulia e Gabrielle, o revezamento da tocha foi, sem dúvidas, o grande momento da cerimônia. “Ver aqueles campeões olímpicos foi muito emocionante. Deu uma motivação a mais de ser atleta, de um dia representar o Brasil nas Olimpíadas”, comentou uma das estudantes.