Diversos kits esportivos – 10 bolas de futebol de campo, 6 jogos de uniformes (vôlei; society; futebol de campo, adulto e infantil) e 4 bandeirinhas para os árbitros – foram entregues para índios, pela prefeitura de Feliz Natal. Os materiais serão usados pelos atletas indígenas na 4ª edição dos Jogos estudantis Indígenas da Região do médio Xingu, que será de 15 a 20 de setembro, envolvendo aproximadamente 300 atletas entre as categorias: vôlei; atletismo; arco e flecha; tiro ao alvo; society; cabo de guerra; peteca e natação.
O prefeito José Antonio Dubiella fez o pedido dos kits para a Secretaria Estadual de Esportes e entregou os materiais juntamente com o presidente da câmara, Delcio Weber. "Estivemos aqui há poucos dias e o prefeito Toni Dubiella, disponibilizou o nosso encontro com deputado Riva, e outras secretarias onde conseguimos levar nossos pedidos. Os desdobramentos devem continuar por parte dos líderes políticos, já avançamos muito em ter do atual prefeito a confiança em nós ouvir, deixamos ele a par da nossa realidade. Somos índios não queremos deixar nossa origem pra trás, queremos trazer ela aqui pra cidade (através de exposição dos nossos trabalhos), temos orgulho em dizer que viemos do mato, e hoje poder contar com a força política. Não falo a língua de vocês, mas entendo muito ela. Agradeço o prefeito por levar nossas etnias a Cuiabá, foi momento histórico para nós, e assim devemos continuar unindo forças trabalhando por nossas comunidades deixando as coisas prontas para nossos netos", disse o cacique Melobo (através de um tradutor).
O prefeito disse que sua "administração é de união entre Executivo e Legislativo, e assim pretendo continuar nada é conquistado sozinho. Em Cuiabá realizamos uma maratona em diversas secretarias, e fomos muito bem recepcionados. Os resultados devem acontecer em breve, estou muito otimista. As comunidades indígenas terão todo o respeito e atenção em nosso governo".
Páscoa
A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu evento em comemoração a Páscoa, para os participantes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem); Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Centro de Convivência Esperança Viva de Feliz Natal, o evento foi dividido em dois momentos: um no turno matutino e outro no vespertino, para garantir que todos os integrantes fossem contemplados.
A ação faz parte do Projeto Páscoa Feliz, que envolveram na confecção dos ovos os alunos do Projovem, juntamente com a monitora Luzia Dolorosa e a coordenadora do Clube dos Idosos, Cleuza Viero. O projeto teve como objetivo principal o despertamento do educando na concepção de valorização da vida humana. No decorrer do mês de março, os professores trabalharam os conceitos da Páscoa em várias culturas.
Participaram da entrega o Secretário de Assistência Social Waldney Simi; Secretária adjunta Ação Social Selma Regina Vieira; Coordenadora do CRAS- Centro de Referência de Assistência Social, Sueli Picoli; Coordenadora do Centro de Convivência Esperança Viva de Feliz Natal, Cleuza Viero e membros do Projovem.
Os integrantes da terceira idade sentiram-se valorizados pela presença do secretário Waldney Simi, um clima de confraternização tomou conta durante a entrega. “Está administração irá realizar inúmeras ações envolvendo nossos idosos, queremos realizar tudo da melhor forma possível para deixá-los satisfeito com nossa administração”, disse o secretário.
Em Feliz Natal, 21 alunos são beneficiados com o ProJovem, é um programa social com o objetivo de desenvolver estratégias para proporcionar formação integral e beneficia crianças e adolescentes com oficinas de dança, teatro e atividades esportivas.
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) articula um conjunto de ações visando à retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos das práticas de trabalho infantil, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos, 72 alunos recebem o atendimento no município.