Na noite desta quarta-feira, a Portuguesa correspondeu às expectativas de seus torcedores e estreou bem na Copa do Brasil. Atuando no estádio Zerão, em Macapá-AP, a Lusa superou o Santos-AP por 3 a 1. O placar favorável ao clube rubro-verde, construído com gols de Diego e Matheus Ortigoza (duas vezes), eliminou o compromisso de volta. Dedé descontou para os donos da casa, que possuem o uruguaio Acosta, ex-Corinthians e Náutico, como grande destaque.
Mesmo dominando as ações nos primeiros minutos, a Portuguesa não conseguiu converter as oportunidades em boas chances. Após igualar o jogo, na marca dos 27 minutos, o Santos-AP criou boas investidas e até conseguiu amarelar o volante rubro-verde Bruno Piñatares.
Todavia, esbarrando na fragilidade técnica, a formação de Macapá viu a Lusa abrir o marcador com 39 jogados. Em contragolpe mortal, Diego foi acionado e concluiu com firmeza e precisão, sem dar chances para o adversário.
Na segunda etapa, a formação do Canindé ampliou a contagem. Aos 11 minutos, Matheus Ortigoza recebeu livre na área e finalizou na saída de Diego Cabral. Porém, quando o relógio apontou a marca dos 16, Dedé aproveitou bom escanteio cobrado por Roberto Batata e balançou a rede para o Santos-AP. O tento alvinegro forçaria a partida de volta.
Procurando decidir o confronto no primeiro jogo, a formação rubro-verde foi ao ataque e conseguiu o gol da classificação antecipada, com 32 jogados. Aproveitando cruzamento da direita, o herói Matheus Ortigoza se antecipou à zaga nortista e concluiu no canto de Diego Cabral, fazendo a festa dos poucos torcedores da Lusa presentes em Macapá. Na próxima fase, a equipe dirigida por Aílton Silva terá pela frente Joinville ou Ituano.
Leão da Sorocabana faz dever de casa e encaminha vaga
Atuando no estádio Carlos Colnaghi, o Capavariano, estreante no Campeonato Paulista, não decepcionou seus torcedores e venceu o Caxias, pelo placar de 3 a 0. O destaque do Leão da Sorocabana foi o atacante Rodolfo, autor de dois tentos. Kleiton Domingues também foi às redes para os donos da casa.
O duelo de volta está agendado para o dia 19 de março, às 19h30 (de Brasília), no estádio Centenário, em Caxias do Sul-RS. A formação grená precisará de um triunfo expressivo para seguir no torneio interestadual. O vencedor de tal confronto terá pela frente Botafogo ou Botafogo-PB.
Confira alguns resultados desta quarta-feira na Copa do Brasil:
Santos-AP 1 x 3 Portuguesa
Capivariano 3 x 0 Caxias
Independente-PA 5 x 0 Icasa
Alecrim-RN 0 x 2 Tupi