PUBLICIDADE

Por vaga nas quartas de final, Grêmio e Santos medem forças

PUBLICIDADE

Mais uma vez, Grêmio e Santos estarão frente a frente em duelo de mata-mata. Em 2007, o Tricolor Gaúcho levou a melhor nas semifinais da Libertadores. Em 2010, foi a vez de o Peixe dar o troco, na semifinal da Copa do Brasil. Agora, ambos se enfrentam na Arena do Grêmio, nesta quarta-feira, a partir das 21h50 (de Brasília), de olho em uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. A vantagem é santista: a equipe praiana fez 1 a 0, na Vila Belmiro, no jogo de ida.

Mesmo jogando em casa e precisando reverter o resultado, o Grêmio deve entrar com um esquema cauteloso nesta quarta. A equipe deve ser a mesma que tem obtido grandes resultados fora de casa no Brasileirão: um 3-5-2 com três volantes (Souza, Ramiro e Riveros) e nenhum meia de origem. Com este time, o Tricolor Gaúcho bateu Vasco e Flamengo, fora de casa, na semana passada.

A manutenção do esquema não é apenas uma opção do técnico Renato Gaúcho. O que dificulta os planos do treinador gremista de contar com um meia criativo é a provável ausência de Zé Roberto. O veterano, de 39 anos, está praticamente recuperado de lesão muscular, e talvez apareça como surpresa. No entanto, Zé Roberto fará um teste antes do jogo para saber se terá condições de entrar em campo e, a tendência, é que o experiente meio-campista não jogue nesta quarta.

A volta de Zé Roberto deve ocorrer mesmo é no próximo sábado, contra a Ponte Preta, pelo Brasileirão. Isso porque o paraguaio Riveros, convocado por sua seleção, desfalcará a equipe contra Ponte e Goiás, e será desfalque. Diante do Santos, Renato deve manter os três volantes, sendo que Riveros e Ramiro ganharão liberdade para se soltarem e ajudar o ataque, com têm feito no Brasileiro – o mesmo vale para os alas Pará e Alex Telles.

Do lado do Santos, o técnico, Claudinei Oliveira, tem alguns problemas para montar o seu time. O lateral-direito Cicinho, que já defendeu a Ponte Preta no torneio nacional, não pode atuar. Com isso, Rafael Galhardo será o seu substituto, mais uma vez. Na zaga, o capitão Edu Dracena está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O jovem Gustavo Henrique irá ocupar o seu posto, formando dupla de defesa ao lado do experiente Durval.

Mas o principal problema de Claudinei está no meio-campo. Alan Santos seria escalado, só que o volante machucou o pé direito ao pisar na tela de um computador, durante ensaio para uma peça de teatro em sua igreja, e foi vetado pelo departamento médico do clube praiano. Sendo assim, o experiente volante Marcos Assunção e o meia Leandrinho brigam pela posição que resta no setor, ao lado de Alison, Cícero e Montillo, respectivamente.

Entretanto, o treinador não fez mistério com relação ao ataque e confirmou que o novato Gabriel, que balançou as redes nas duas últimas partidas – contra Grêmio e Vitória – será mantido ao lado de Thiago Ribeiro.

Indagado sobre a pouca experiência de Gabriel para um jogo decisivo, Claudinei Oliveira destacou ter plena confiança no avante e procurou tirar um pouco do peso da partida para a nova revelação das categorias de base da equipe santista.

"Temos que procurar tirar um pouco da ansiedade, pois a responsabilidade é sempre minha. Quem escala sou eu. A obrigação dele é igual a dos outros, mas a responsabilidade maior é sempre minha pelos resultados", discursou o comandante alvinegro.

Claudinei ainda apontou que o Santos não deve se portar de maneira excessivamente defensiva em Porto Alegre, mesmo o empate ou uma derrota por um gol de diferença, desde que balançando as redes adversárias fora de casa, sendo o suficiente para que o Peixe avance na competição.

"A nossa postura não vai mudar. É o sistema (tático) que a gente vem jogando, sofrendo poucos gols, com o Thiago evoluindo, tem a chegada do Montillo também e com o Gabriel, que tem feito os gols", concluiu o treinador.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X SANTOS

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 28 de agosto de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (PR)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Fabiano da Silva Ramires (ES)

GRÊMIO: Dida; Werley, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Ramiro, Riveros e Alex Telles; Kleber e Barcos
Técnico: Renato Gaúcho

SANTOS: Aranha; Rafael Galhardo, Gustavo Henrique, Durval e Mena; Alison, Marcos Assunção (Leandrinho), Cícero e Montillo; Gabriel e Thiago Ribeiro
Técnico: Claudinei Oliveira

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesca esportiva ganha força entre as mulheres em Mato Grosso

Mato Grosso vem conquistando um público cada vez mais...

Flamengo vence o Juventude e mantém vantagem na ponta do Brasileirão

O Flamengo venceu por 2 a 0 o Juventude, neste domingo,...

Cuiabá vence o Luverdense na partida de ida da final do Sub-20

O Cuiabá abriu grande vantagem na final do Campeonato...
PUBLICIDADE