A liderança do Campeonato Paulista volta a ser ocupada pela Ponte Preta. Neste sábado, os campineiros confirmaram a fama de “visitante indigesto”, chegaram aos 22 pontos e roubaram a primeira posição graças a uma vitória por 3 a 0 sobre o antigo líder Guaratinguetá, que agora cai para o segundo lugar com um ponto a menos.
O triunfo ponte-pretano foi o terceiro em três jogos longe do Moisés Lucarelli. E foi construído em um mau momento do Guará, que jogava em casa. Mais aceso em campo, o time mandante apostava em sua principal arma na boa campanha que vem realizando até o momento no Estadual: a velocidade do setor ofensivo, comandado por Dinei e Michael.
A Macaca se preocupava mais em fechar os espaços e descer no contra-ataque. A prioridade ofensiva, contudo, não impediu que a equipe do Vale do Paraíba criasse grandes chances ainda no primeiro tempo, obrigando o goleiro Aranha a trabalhar bastante.
O Guaratinguetá, no entanto, foi para o intervalo lamentando ótimas oportunidades desperdiçadas. A principal delas ocorreu aos 14 minutos, nos pés de seu melhor jogador, o meia Michael. Em lançamento de Dinei, Caiuby entrou na área pela esquerda, limpou o zagueiro para chegar à linha de fundo e tocar para trás com força. Sem goleiro e debaixo das traves, Michael não dominou e a bola foi parar nas mãos de Aranha.
Na segunda etapa, o confronto ficou muito mais movimentado, panorama do duelo era o mesmo: Guará veloz e Ponte alerta na defesa e em algum vacilo dos mandantes. Mas quem errou novamente foi Michael, em outra grande oportunidade perdida. Desta vez, foi em rebote de Aranha após forte chute de Alê.
Os desperdícios do Guará enervaram a equipe do técnico Guilherme Macuglia. E foi aí que a Ponte sacramentou a vitória. Em contragolpe aos 23 minutos, Elias achou Raulen pela direita, dentro da área, para tocar no meio da pequena área. Rápido, Danilo antecipou à zaga e balançou as redes.
Bastaram mais três minutos para o segundo gol ponte-pretano chegar. E um golaço. Em rebote de bola cruzada na área, Elias acertou uma bomba com a bola no ar, no ângulo do goleiro Fábio.
A desvantagem aumentou ainda mais o nervosismo do Guaratinguetá. A Ponte adotou postura mais acuada, mas não levava grandes sustos. Quando a investida mandante era perigosa, Aranha trabalhava bem. Para selar os três pontos, aos 45 minutos, Luis Ricardo recebeu no meio da área e tocou para fazer o terceiro gol, quebrando uma seqüência de sete triunfos consecutivos do Guará.
Animada pela vitória, a Ponte Preta volta suas atenções para o confronto com o Barueri, na próxima quarta-feira, às 19h30, novamente fora de casa. No mesmo dia e horário, o Guaratinguetá tenta se reabilitar de sua segunda derrota no Paulistão recebendo o São Caetano.