Donos de realidades totalmente distintas, Rio Claro e São Paulo voltam a se enfrentar neste domingo, às 16h, no estádio Augusto Filho, depois de quase 33 anos. A última vez que o clube do Morumbi enfrentou o recém promovido clube do interior aconteceu em 1973.
Atual campeão brasileiro, o São Paulo vai enfrentar o Rio Claro pela terceira vez na história. A primeira aconteceu em 1938 e terminou em empate por 3 x 3. Na década de 70, o time da capital, então comandado por Telê Santana, venceu por 1 a 0, com gol do uruguaio Pedro Rocha, e, desde então, ambos foram alvos de trajetórias totalmente distintas.
No Paulista deste ano, ambos buscam a recuperação na quarta rodada do torneio. O São Paulo apenas empatou com o Paulista, em Jundiaí, por 2 a 2, no meio de semana, enquanto que o Rio Claro foi goleado pelo Noroeste, por 4 a 0, em Bauru.
Na tabela de classificação, o São Paulo está em vantagem e soma sete pontos, enquanto que o clube do interior tem apenas três. O time do Morumbi ocupa a quinta colocação, cinco pontos atrás do líder Santos, enquanto que o Rio Claro é apenas o 14º.
Para seu quarto compromisso no Estadual, o técnico Muricy Ramalho faz mistério. O treinador não esconde ainda buscar uma nova formação para sua equipe e pode modificar a escalação. Leandro pode atuar improvisado como volante, enquanto que Souza deve voltar à ala-direita.
“Gostei da equipe que atuou durante o segundo tempo contra o Paulista. Ainda temos muita coisa para melhorar, mas foi legal. Pode ser que a equipe entre com aquela formação”, comentou o técnico Muricy Ramalho sobre o sistema que coloca Leandro como volante de deixa Souza na ala, utilizado na etapa complementar diante do Paulista.
Neste domingo, o atual campeão brasileiro entra em campo para defender uma invencibilidade que dura 16 partidas. O São Paulo não perde desde o dia 24 de setembro de 2006, quando perdeu para o Palmeiras no Campeonato Brasileiro, por 3 a 1.
Apesar do grande número de partidas sem derrota, a equipe comandada pelo técnico Muricy Ramalho é a única entre as quatro grandes do Estado que já perdeu pontos no Estadual. Santos, Corinthians e Palmeiras ainda têm 100% de aproveitamento.
“Ainda estamos nos adaptando ao esquema proposto pelo Muricy, mas esse empate não me tirou o sono não. O Paulista classifica quatro equipes para a fase decisiva. Ainda temos muita chance”, explicou Souza, sobre o empate de quarta-feira e a posição do São Paulo na tabela de classificação.
Rio Claro
Luís Henrique; Gerson, Daniel Rossi e Andrei; Bruno Carvalho, Vieira, Vágner, Adãozinho e Renan; Luciano e Vidinha.
Técnico: Paulo Roberto
São Paulo
Rogério Ceni, Alex Silva, Miranda e André Dias; Souza, Josué, Leandro, Hugo e Júnior; Borges e Aloísio
Técnico: Muricy Ramalho
Local: estádio Augusto Filho, em Rio Claro
Horário: às 17h
Data:28/01/2006 (domingo)
Árbitro: Rodrigo Braghetto
Assistentes: Rafael Ferreira da Silva e Alessandro Pito Arantes