Depois de derrotar o River Plate na última rodada e respirar na competição, o Paulista acabou derrotado pelo Libertad, do Paraguai, nesta quarta-feira, por 1 a 0 e ficou em situação complicada na tabela do grupo 8 da Copa Libertadores da América. Agora, o time depende de outro resultado para continuar com chances de brigar pela vaga na segunda fase.
Com o resultado positivo, o clube de Assunção foi aos onze pontos e garantiu presença nos mata-matas do interclubes continental. Ainda nesta quarta, o River visita o El Nacional, do Equador e, se vencer, fatura a segunda vaga. Em caso de empate ou vitória do El Nacional, o Paulista continua vivo.
Isto por que o clube de Buenos Aires iria, no máximo, a sete pontos, dois a menos do que a equipe do Interior de São Paulo. Na última rodada, então, o Paulista decidiria sua sorte em casa, no dia 20, contra o El Nacional. Dependeria, portanto, de um revés do River contra o líder Libertad, no Monumental de Nuñez, na mesma data.
O time brasileiro até que começou bem no jogo, primando pelos contra-ataques. Não mantinha tanto a posse de bola quanto os donos da casa, mas exercia uma marcação forte, impedindo o Libertad de criar boas jogadas de ataque.
Desta forma, sem alternativas, a equipe paraguaia se aproveitou de uma jogada de bola parada para inaugurar e definir o marcador. Aos 19 minutos, Villareal tentou dar um chapéu em Wilson e o árbitro colombiano, Oscar Ruiz, marcou falta na entrada da área. Na cobrança, Hidalgo mandou a bola no ângulo, sem defesa para o goleiro Rafael.
Na etapa final, a estratégia da equipe de Jundiaí foi adiantar a marcação, atrapalhar a saída de bola do oponente e jogar mais no ataque. Não deu muito certo, o Libertad continuou trocando passes com relativa facilidade e chegou, até mesmo, a ameaçar o adversário.
Aos 17 minutos, após cruzamento de Garnier, Guiñazú arrematou para o gol, a bola saiu fraca, mas passou muito perto da trave esquerda do Paulista. Aos 22, os comandados do técnico Vagner Mancini pediram pênalti quando Jean Carlos caiu na área. Em vão. Final: 1 a 0 para o Libertad.