Na última convocação de 2005, o técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira, manteve a base da equipe que encerrou a disputa das eliminatórias à Copa-2006, na Alemanha. O treinador, no entanto, resolveu dar oportunidade para o atacante Fred (Lyon-FRA) e para o zagueiro/volante Edmílson (Barcelona-ESP).
Parreira convocou 22 jogadores para dois amistosos no Oriente Médio, em novembro. No dia 12, o Brasil enfrenta a seleção dos Emirados Árabes, em Abu-Dhabi. Três dias depois, entra em campo para enfrentar um combinado do Kuait, chamado “Kuwait All Stars”.
O treinador da seleção teve de excluir da lista dois jogadores do Real Madrid-ESP, o meio-campista Júlio Baptista e o atacante Ronaldo, além do lateral Gilberto, Hertha Berlim-ALE, que estão machucados.
Edmílson foi pentacampeão no Mundial de 2002 (Coréia do Sul e Japão), quando a seleção era dirigida por Luiz Felipe Scolari. No final de 2004, no entanto, ele sofreu uma grave contusão no joelho e voltou a atuar só neste ano. Fred, ex-Cruzeiro, ganha uma chance no lugar de Ronaldo.
A última partida da seleção foi no dia 12 de outubro, em Belém, quando venceu a Venezuela por 3 a 0, em partida válida pela última rodada das eliminatórias sul-americanas para o Mundial.
Confira a lista dos convocados
Goleiros
Dida (Milan-ITA)
Júlio César (Inter-ITA)
Laterais
Cafu (Milan-ITA)
Roberto Carlos (Real Madrid-ESP)
Cicinho (São Paulo)
Gustavo Nery (Corinthians)
Zagueiros
Lúcio (Bayern de Munique-ALE)
Juan (Bayer Leverkusen-ALE)
Roque Júnior (Bayer Leverkusen-ALE)
Luisão (Benfica-POR)
Meio-campo
Emerson (Juventus-ITA)
Gilberto Silva (Arsenal-ING)
Zé Roberto (Bayern de Munique-ALE)
Edmílson (Barcelona-ESP)
Kaká (Milan-ITA)
Juninho Pernambucano (Lyon-FRA)
Ronaldinho (Barcelona-ESP)
Ricardinho (Santos)
Atacantes
Robinho (Real Madrid-ESP)
Adriano (Inter de Milão-ITA)
Ricardo Oliveira (Betis-ESP)
Fred (Lyon-FRA)