sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Paratleta de Sinop representará Mato Grosso no Brasileiro Master de Natação no Rio de Janeiro

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O paratleta Adriano Luiz dos Santos Bonkewech participrá do Campeonato Brasileiro Master de natação que começou hoje e segue até domingo, na piscina do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro (RJ). Ele é uma dos bolsista do projeto Olimpus, em Mato Grosso. Para o auxílio financeiro mensal via bolsa atleta da secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer veio em bom momento e ajudou a dar suporte aos seus treinamentos. “Com o recurso deu para adquirir material para treinamento, proteínas e vitaminas para fortalecer meu físico. Tenho também uma melhor alimentação”, frisa.

Adriano perdeu a mão esquerda aos 21 anos na serraria em que trabalhava em Sinop. Com 103 quilos, foi incentivado pela namorada a emagrecer, objetivo alcançado pela natação. “Queria correr, mas o médico indicou a natação e aos 26 anos comecei a nadar e senti prazer. Fui convidado a competir e desde 2014 não parei mais”.

Hoje, aos 36 anos, Bonkewech é medalhista de ouro nos 100 metros borboleta e nado livre no Centro-Oeste de natação e tricampeão nos jogos regionais de natação em Mato Grosso e treina diariamente em Sinop.

O paratleta chegaria a tentar índice técnico para as Olimpíadas de Tóquio, mas, devido à pandemia, foram canceladas as três competições internacionais para as quais ele estava classificado e que valeriam como seletivas olímpicas.

“No ano passado eu estava garantido no Open Internacional de Berlim, da disputa do Pan-americano no México e por último o Sul-americano na Argentina, provas que garantiriam o índice para as olimpíadas e foram canceladas por causa da pandemia”.

No Campeonato Brasileiro Master de Natação, Adriano participa de provas de nado borboleta, costas e livre. A competição é organizada pela Associação Brasileira Masters de Natação  e seguirá rígidos protocolos de prevenção à Covid, como acesso ao local restrito apenas aos atletas e técnicos. “Desejamos todo sucesso em sua caminhada e que continue mantendo os treinamentos acirrados em busca de novas conquistas no pódio. Lá no Rio você é Mato Grosso”, enaltece Jefferson Carvalho Neves, secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mixto contrata lateral com passagem por Cruzeiro, clubes paulistas e time português

O Mixto anunciou hoje a contratação do lateral-esquerdo Daniel...

Presidente diz que Deyverson tem acordo para deixar o Cuiabá

O atacante Deyverson tem um acordo verbal para deixar...

Sem Deyverson, Cuiabá encara o Grêmio fora de casa buscando quebrar tabu

O Cuiabá entra em campo contra o Grêmio neste...

Final da Copa Marcelinho Boiadeiro será no domingo em Sinop

A final da Copa Marcelinho Boiadeiro será no próximo...
PUBLICIDADE