PUBLICIDADE

Paraná vence Cruzeiro e assume liderança do Brasileirão

PUBLICIDADE

Não foi neste domingo que o Cruzeiro conseguiu o primeiro triunfo do Campeonato Brasileiro. Mesmo em casa e com um homem a mais, o time mineiro foi derrotado pelo Paraná por 4 a 3 em um jogo emocionante e viu os adversários assumirem de forma isolada a liderança da competição após três rodadas disputadas.
Com a vitória, os paranistas mantiveram os 100% de aproveitamento e chegaram aos nove pontos ganhos. Já a equipe celeste amargou a segunda derrota na competição e, além de seguir sem vencer, ainda se manteve na zona de rebaixamento, na 18ª posição.

O Paraná começou a partida com mais objetividade e conseguia trocar bons passes no campo ofensivo, enquanto o Cruzeiro ainda pecava neste fundamento. A partir dos dez minutos, no entanto, o jogo do time do sul do país acabou sendo prejudicado com o aumento da chuva e do vento na capital mineira.

Melhor para a Raposa, que conseguiu criar a sua primeira chance aos 14 minutos de jogo. Depois de puxar contra-ataque pela esquerda, Leandro Domingues encontrou Araújo no meio. O camisa sete penetrou na grande área e bateu cruzado, encontrando Guilherme, que bateu rasteiro e acertou a trave de Flávio.

Depois de criar a primeira chance, os anfitriões foram se acertando aos poucos e passaram a dominar as jogadas ofensivas da partida. A segunda jogada de perigo da equipe veio aos 23 minutos. Charles bateu forte, o goleiro Flávio espalmou para frente e o rebote sobrou para Leandro Domingues, que cabeceou por cima do travessão.

O Paraná tentou responder logo em seguida, com Joélson batendo forte de fora da área, mas acabou parando na defesa de Lauro. Depois da chance dos adversários, o Cruzeiro voltou a levar perigo aos 27 minutos, novamente em contra-ataque. Araújo avançou pela esquerda, entrou na área e bateu rasteiro. Flávio tentou segurar, mas não conseguiu ter o controle sobre a bola molhada e acabou jogando para escanteio.

Antes mesmo do intervalo, aos 38, o técnico Dorival Júnior foi obrigado a fazer a sua primeira mudança na equipe. Depois de uma dividida, o volante Ricardinho torceu o tornozelo e tentou voltar para o campo, mas não agüentou as dores e pediu para ser substituído. Em seu lugar, o comandante celeste colocou Renan.

Aos 40 minutos, o Cruzeiro teve mais uma chance clara de abrir o placar. Araújo recebeu livre na entrada da área e arriscou de cobertura, na saída de Flávio. O goleiro conseguiu dar um tapinha na bola e evitar o gol. O rebote sobrou para Guilherme, que, mesmo sem goleiro, acabou acertando novamente a trave.

Três minutos depois, o jovem atacante teve a sua terceira oportunidade de abrir o placar e, desta vez, não decepcionou. Após se aproveitar da bobeira da zaga paranista e roubar a bola, Charles cruzou rasteiro. Flávio interveio mal na jogada e permitiu que a sobra ficasse com Guilherme, que, na risca da pequena área, não teve trabalho para mandar para as redes.

A torcida da Raposa ainda comemorava aos 46 minutos, mas se calou ao ver o Paraná conseguir o empate antes do intervalo. Em cobrança de falta da intermediária, Joélson acertou uma bomba e contou com a má colocação de Lauro, adiantado, que não alcançou o chute e não evitou o gol.

Na segunda etapa, no entanto, o Cruzeiro voltou melhor e imprimia velocidade à partida, enquanto o Paraná parecia se contentar com o resultado e se mostrava satisfeito ao evitar as investidas dos anfitriões.

A partida continuou desta forma até os 13 minutos do segundo tempo. Até então, o árbitro João Alberto Gomes Duarte não havia distribuído um cartão amarelo sequer. A primeira advertência da partida, porém, foi logo o cartão vermelho. Último homem de linha do Paraná, Toninho segurou Guilherme e foi expulso de campo pela falta.

Mesmo com um homem a menos, o Paraná não se intimidou e conseguiu a virada aos 14 minutos, quando Vinícius Pacheco cruzou para a área e encontrou Josiel. O atacante se esticou para chegar na bola e mercar seu quarto gol no Brasileirão.

Com a desvantagem, os dois técnicos mudaram suas formações. Pelo lado do Cruzeiro, Dorival Júnior sacou o lateral-direito Jonathan e o volante Paulinho e promoveu a entrada do atacante Rômulo e do meia Maicossuel, respectivamente, enquanto Pintado sacou o atacante Vinícius Pacheco e promoveu a entrada do volante Chaves, para recompor a defesa.

Com mais jogadores no ataque, o Cruzeiro ameaçou aos 19 minutos, quando Araújo invadiu a área novamente pela esquerda e bateu para o gol, mas carimbou a trave.

Aos 22 minutos, no entanto, o time mineiro empatar. Aproveitando-se do fato de a defesa adversária atuar em linha, Guilherme lançou nas costas dos marcadores e lançou Rômulo, que bateu de esquerda na saída de Flávio e voltou a igualar o marcador.

Sete minutos depois veio a virada cruzeirense. Depois de chute de Araújo e defesa do goleiro, Guilherme pegou a sobra, limpou a marcação e marcou seu segundo gol na partida, recolocando os celestes na frente.

Embalado, o Cruzeiro quase marcou de novo aos 31, mas acabou parando na trave pela quarta vez do jogo. Charles bateu falta de longe e acertou o travessão. No rebote, Maicossuel rebateu e viu Flávio fazer uma boa defesa.

Em desvantagem no placar, o técnico Pintado mudou o time e sacou o meia Joélson e volante Beto para colocar os atacantes Vandinho e Everton. Deu certo, e os dois atletas protagonizaram uma incrível virada para o Paraná.

A torcida já comemorava a primeira vitória da Raposa no Brasileirão, mas acabou vendo a incrível virada do Paraná em menos de dois minutos. O primeiro a marcar foi Josiel, aos 35, aproveitando cruzamento de Vandinho e mandando para o gol de carrinho, seu quinto na competição.

Aproveitando a falta de jogadores de marcação na defesa do Cruzeiro, os visitantes marcaram o quarto gol com Everton, que recebeu da direita e mandou para as redes.

Nos minutos finais, as duas equipes arriscavam jogadas no ataque e levavam perigo para o gol adversário, mas o placar se manteve até o apito final do árbitro.

Na próxima rodada, os dois times enfrentam equipes paulistas que empataram sem gols neste domingo. O Cruzeiro viaja para encarar o Palmeiras no Parque Antártica, enquanto o Paraná recebe o São Paulo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Piloto mato-grossense conquista título Sprint da Turismo Nacional

Piloto de Cuiabá, Ernani Kuhn, conquistou o título Sprint...

Evento com lutas de MMA, muay thai e boxe será neste sábado em Sinop

O evento Rota de Colisão ‘Buscando Talentos’ acontece em...

CBF divulga ranking nacional de clubes com cinco de Mato Grosso entre os 200

A Diretoria de Competições da CBF divulgou, ontem, o...

Atleta de Lucas fica em 1º lugar no Sul-Americano de Badminton no Chile

Lucas do Rio Verde foi muito bem representada no...
PUBLICIDADE