O Paraná Clube vive uma fase complicada no Campeonato Brasileiro e despenca na tabela de classificação após mais uma derrota em casa. Desta vez, em uma noite gelada na capital paranaense, o algoz foi o Figueirense, que venceu por 2 a 1 e chegou a 17 pontos ganhos e já briga por uma posição no G-4.
Em um primeiro tempo movimentado, o Figueira abriu uma boa vantagem. Aos 20 minutos, Henrique arriscou de longe e acertou no cantinho, marcando um belo gol. Aos 23 minutos, Felipe aproveitou o vacilo da defesa paranista e tocou na saída de Flávio para ampliar. No segundo tempo, o artilheiro Josiel, aos 21 minutos, descontou com um delo gol.
Na próxima rodada, o Paraná vai enfrentar o Flamengo, quinta-feira, na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Já o Figueirense recebe o Sport Recife, quarta-feira, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópoilis.
O jogo – Empurrado pelos corajosos torcedores que compareceram na Vila, o Tricolor tentava pressionar. Logo no primeiro minuto o time teve uma cobrança de falta na lateral da área e dois escanteios. Mas a primeira grande chance foi do Figueira, aos oito minutos. Fernandes entrou na área e rolou para Otacílio Neto que, de frente para o gol e com liberdade, não conseguiu dominar a bola e facilitou o trabalho do goleiro Flávio.
O Paraná tentou responder os 15 minutos, em jogada individual de Josiel, que entrou na área, mas não encontrou ninguém na hora do passe. Mas, aos 20 minutos, Henrique arriscou de longe e acertou no cantinho, abrindo o placar para os catarinenses. Aos 23 minutos, Felipe Santana aproveitou vacilo da defesa paranista e tocou na saída do Pantera para ampliar.
Com o resultado contrário, o técnico Pintado sacou um zagueiro e colocou o meia Éwerton. Mais pressão do Figueirense e, aos 28 minutos, Diogo cruzou na área e Fernandes, de primeira, obrigou o arqueiro tricolor a fazer uma grande defesa. A sorte não estava do lado do Paraná. Luiz Henrique cobrou falta no travessão, a bola bateu em cima da linha e sobrou para Josiel, que demorou para chutar, facilitando o corte da zaga.
Aos 37 minutos, Otacílio Neto fuzilou de fora da área e também acertou o travessão. Tentando reagir, o Tricolor da Vila assustou duas vezes. Primeiro com Éwerton, que arriscou de fora da área, aos 39 minutos. Wilson rebateu para o meio da área. Na segunda chance, no rebote, Vandinho, que chutou sobre o goleiro.
Na segunda etapa, o Paraná tentou reverter logo nos primeiros minutos. Aos seis minutos, Éwerton cruzou na pequena área e Josiel desviou pela linha de fundo. Diferentemente do primeiro tempo, a movimentação do jogo caiu bastante, com a partida mais truncada no meio-campo. Aos 11 minutos, Jean Carlos vez jogada individual e bateu cruzado para defesa de Flávio.
Com muita dificuldade para se encontrar em campo, o time da casa não conseguia criar oportunidades. Mas aos 21 minutos, Josiel deixou a zaga catarinense para trás e tocou na saída do goleiro, anotando pela décima vez no Brasileirão e dando esperanças ao torcedor. Aos 32 minutos, Márcio Careca fez o cruzamento da esquerda, Wilson errou a bola, mas Josiel não alcançou.
O tempo era cruel com os jogadores paranistas, que mostravam muita ansiedade. Aos 35 minutos, Neguette cabeceou para trás, Josiel errou a bicicleta e Luiz Henrique, de cabeça, obrigou Wilson a fazer grande defesa. Aos 44 minutos, André Santos ainda tentou ampliar, mas chutou pela linha de fundo.