O Santos não pretende repetir os erros do Paulistão e do Campeonato Brasileiro do ano passado na edição 2008 do Nacional. Mesmo que seja difícil esquecer o segundo jogo de quartas-de-final da Copa Libertadores contra o América, o Peixe receberá o Ipatinga, às 18h10 (horário de Brasília) deste domingo, disposto a não ficar para trás na tabela de classificação.
Dificultando a tarefa de deixar momentaneamente de lado a Libertadores, a tendência é que o técnico Emerson Leão não preserve seus titulares neste final de semana, repetindo a escalação que foi derrotada no México. Na primeira rodada do Brasileirão, os reservas do Santos perderam por 3 a 1 para o Flamengo, no Maracanã, e foram bastante criticados pelo comandante.
Desta vez, Leão teria mais tempo (um dia de treinamento, na véspera da partida) para preparar o “Santos B”. De qualquer maneira, como o segundo confronto com o América será somente na quinta-feira, ele considera que poderá entrar com sua melhor formação diante do Ipatinga.
Mas quem joga na equipe principal do Peixe admite que não gostaria de entrar em campo. “A principal partida do Santos será contra o América”, priorizou o zagueiro Fabão, seguindo o discurso de que, como funcionário do clube, não tem o poder de escolher quando atuar. “Queremos a Libertadores. O Brasileiro começou agora. Todo mundo está cansado, mas somos profissionais”, concordou o centroavante Kléber Pereira.
O atacante Wesley, por sua vez, colocou-se à disposição para ajudar outra vez o Santos pelo Brasileirão. Ele atuou na estréia porque cumpriria suspensão contra o Cúcuta e, por ser jovem, não há dúvidas de que será aproveitado também diante do Ipatinga. Apenas atletas mais experientes e comumente desgastados depois dos jogos, como o meia Molina, poderão ser poupados.
Do outro lado, o Ipatinga também buscará se recuperar depois de um tropeço na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, 1 a 0 para o Atlético-PR, dentro de casa. O desfalque da equipe mineira continua sendo o meia Gerson Magrão, que cumpre o último de três jogos de punição referente à Série B do ano passado. O técnico Giba provavelmente utilizará a mesma formação da estréia.
Ficha Técnica
Santos X Ipatinga
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 18 de maio de 2008, domingo
Horário: 18h10 (de Brasília)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO)
Santos: Fábio Costa; Betão, Fabão, Marcelo e Kléber; Marcinho Guerreiro, Rodrigo Souto e Molina; Wesley, Kleber Pereira e Lima
Técnico: Emerson Leão
Ipatinga: Fred; Mariano, Renato, Gian e Edimar; Augusto Recife, Marcelo Costa, Jackson e William; Ricardinho e Neto Baiano
Técnico: Giba