Enquanto os titulares do Palmeiras se preparam em território boliviano para jogo da Copa Libertadores, os reservas foram liderados pelo atacante Lenny na tarde deste domingo, na vitória por 3 a 2, diante da Ponte Preta. Assim, o Verdão pulou para os 12 pontos e manteve a liderança do Campeonato Paulista.
Em jogo com muitos erros defensivos dos dois lados, o time de Wanderley Luxemburgo contou com três gols de Lenny para manter os 100% de aproveitamento no Estadual. Mesmo atuando no Moisés Lucarelli, a Macaca só marcou com André e Leandrinho e não conseguiu evitar a derrota.
A Ponte Preta volta a campo pelo Paulistão na quarta-feira, quando terá novamente um jogo em casa, desta vez diante do Marília. O Verdão, por sua vez, não terá compromisso pelo Estadual neste meio de semana, já que entrará em campo pela Copa Libertadores na quarta, contra o Real Potosí, na Bolívia. O jogo adiado do Palmeiras nesta quinta rodada do Paulistão, contra o Noroeste, será realizado no dia 17 de março, na capital paulista.
O jogo: O Palmeiras iniciou a partida apostando em jogadas pela lateral direita, e Sandro Silva logo sofreu falta em um dos avanços pelo setor. Assim, Evandro cobrou na área e viu Mauricio Ramos cabecear por cima do travessão. Apesar das tentativas na frente, o desentrosamento complicou o trabalho da equipe de Wanderley Luxemburgo nos minutos iniciais.
A Macaca, então, superou o forte calor e também mostrou disposição para se arriscar em jogadas de velocidade. Edílson correu pela direita e cruzou para Rodrigo Ninja, que apareceu por trás da zaga para cabecear, mas para fora. No lance seguinte, aos dez minutos, a Macaca abriu o placar. André aproveitou vacilo da zaga palmeirense para roubar a bola, avançar até a meia-lua e bater rasteiro, no canto, sem dar chances ao goleiro Deola.
Com o placar favorável, a Ponte ganhou ainda mais confiança para pressionar os visitantes. André tocou a bola na área para Leandrinho, que girou e tentou duas vezes, mas em ambas carimbou a defesa. Depois de desperdiçar chances de ampliar, a equipe da casa sofreu o gol de empate. Aos 15 minutos, a zaga ponte-pretana vacilou, Max recebeu a bola na meia-lua e fez ótimo passe na área para Lenny, que chutou no canto para igualar a contagem.
A Ponte não sentiu golpe, e partiu para o ataque. Danilo Neco apareceu na área, limpou a defesa e bateu, mas ninguém da Macaca apareceu e Deola afastou o perigo. Instantes depois, Tinga aproveitou rebote na entrada da área e chutou, mas o goleiro palmeirense se esticou para espalmar. O Verdão chegou a esboçar novas jogadas ofensivas nos minutos finais, sem conseguir ameaçar a meta do goleiro Aranha.
As duas equipes voltaram ao segundo tempo sem alterações, mas o placar logo foi modificado. No primeiro minuto da etapa, Jefferson mandou para a área e Gum falhou ao deixar a bola passar. Lenny dominou e bateu para as redes. No entanto, a Macaca se recuperou e igualou a contagem no minuto seguinte. A zaga palmeirense afrouxou a marcação, e Leandrinho chutou de dentro da área para empatar novamente.
A partida continuou em ritmo acelerado. Max dominou a bola pela direita, driblou o marcador e chutou rasteiro, mas Aranha segurou. Na resposta da Macaca, Leandrinho dominou cruzamento na área, girou e bateu por cima do travessão. As duas equipes seguiram criando oportunidades na frente. De um lado, Edílson arriscou a batida de longe e deu trabalho para Deola segurar. Já na resposta alviverde, Jumar cobrou falta próximo à trave dos mandantes.
Para tentar dar mais movimentação ao sistema ofensivo alviverde, Luxemburgo sacou Max para a entrada de Daniel. Pouco depois, os jogadores da Macaca pediram toque de mão de Maurício Ramos dentro da área, mas o árbitro considerou a jogada normal. As duas equipes passaram por alteração em seguida. Na Ponte, Leandrinho Costa substituiu Savóia. Já no Verdão, o meia Souza assumiu o lugar do zagueiro Jéci.
Aos 32, o Palmeiras perdeu ótima chance em contra-ataque. Wendel recebeu na direita e passou para Deivid Saconi, que havia acabado de entrar. Mesmo livre, o meia não conseguiu dominar na área. Na resposta da Ponte, Danilo Neco dominou na entrada da área e finalizou fraco, nas mãos de Deola. Aos 39, depois de boa troca de passes, Tinga apareceu de frente para o gol e concluiu, mas o goleiro palmeirense fez ótima defesa. Instantes depois, a Ponte ainda perdeu o meia Leandrinho, expulso.
No lance seguinte, o árbitro assinalou pênalti de Marinho sobre Deivid Saconi. Assim, aos 43 minutos, Lenny cobrou para garantir a vitória e se consagrar no Moisés Lucarelli.