A fase é negra para o Botafogo. Mesmo dentro de casa, a equipe perdeu para o Palmeiras por 1 a 0 e, com a vitória do Coritiba sobre o Criciúma – também por 1 a 0 -, agora ocupa a lanterna do Campeonato Brasileiro, com 26 pontos.
Henrique marcou o gol do Verdão, que pulou para 31 pontos, e assumiu a artilharia do torneio com 13 gols, ao lado de Marcelo Moreno, do Cruzeiro.
Na próxima rodada, o Glorioso enfrenta o Corinthians, em Manaus, domingo, às 18h30. Já o Alviverde recebe o Grêmio, no Pacaembu, no sábado, às 21h.
Como esperado num jogo entre duas equipes grandes e em péssima fase, o jogo começou bem morno, quase frio. E com muitos passes errados. Mas, aos poucos – principalmente após os 20 minutos, o duelo foi engrenando.
O Botafogo melhorou sensivelmente após a saída de Fabiano por lesão e a entrada de Carlos Alberto no meio de campo. Se antes o time estava retraído e buscando os contra-ataques, com a presença do camisa 19, passou a agredir mais e levou perigo ao gol de Fernando Prass com Rogério, André Bahia e Régis.
Pelo lado alviverde, quem comandou as ações foi Valdivia. "Querendo jogo", ele driblou, deu passes, sofreu faltas e fez uma boa jogada que resultou num chute perigoso ao gol de Helton Leite.
Com Leandro no lugar de Cristaldo, o Palmeiras voltou para o segundo tempo apostando nas jogadas pela esquerda do ataque, para explorar os espaços deixados por Régis e forçar as jogadas em cima de Matheus, que já tinha cartão amarelo. E a tática se mostrou perfeita logo aos quatro minutos. Valdivia passou pelos dois – Régis e Matheus – e cruzou de canhota para Henrique, que dominou e bateu para o gol, sem chances para Helton Leite.
O placar fez com que o técnico Vagner Mancini fosse para o desespero e colocasse Wallyson no lugar de Airton. Com isso, Dorival recuou o Palmeiras e passou a sair apenas na boa. Mesmo desorganizado, o Botafogo ameaçou algumas vezes, mas faltou pontaria, principalmente para Wallyson e Zeballos. E assim, o Botafogo agora é o lanterna do Brasileirão. O poço não tem fim.