A intenção do Palmeiras era ir a Itu, repetir o bom futebol apresentado nas duas partidas anteriores e, principalmente, voltar para São Paulo com uma vitória. Porém, nada disso aconteceu. O time de Caio Júnior esteve muito mal durante todo o jogo e, com a derrota por 1 a 0, completou quatro jogos sem triunfar no Campeonato Paulista.
O resultado derrubou a equipe para a nona colocação na competição, já que, com 11 pontos, foi ultrapassada pelo próprio Ituano (que agora tem 13) e pelo Paulista (14). Na próxima rodada, o Verdão encara o Bragantino, sábado, no Pacaembu, enquanto o Ituano recebe o Marília.
O primeiro lance de perigo da partida foi dos donos da casa, aos nove minutos. Primeiro, Pierre se atirou de carrinho e jogou a bola para a linha de fundo, evitando que Sorato chegasse para finalizar cara a cara com Marcos. Na cobrança de escanteio, o veterano atacante cabeceou com perigo à direita do goleiro palmeirense.
O lance acordou o Palmeiras, que deu seu primeiro chute ao gol aos dez minutos, com Martinez arriscando de fora da área e mandando para fora. O jogo era muito truncado no meio-de-campo, com as duas equipes tendo dificuldades para trabalhar a bola e com poucas chances de gol.
Só aos 20 minutos o Verdão voltou a assustar. William ficou com o rebote na entrada da área e chutou forte, mas a bola desviou na zaga e foi para escanteio. Quatro minutos depois, Pierre torceu o tornozelo e precisou ser substituído. O zagueiro Leonardo Silva foi para o campo.
O Ituano apareceu no ataque novamente aos 28 minutos. Everaldo recebeu passe na esquerda e Marcos saiu nos pés do adversário para fazer a defesa. Pouco depois, o mesmo Everaldo cruzou da esquerda, a bola passou por Marcos e Edmílson conseguiu fazer o corte.
Dez minutos depois, no entanto, não teve jeito. Após cruzamento da direita, Sorato subiu mais alto que a zaga palmeirense e cabeceou firme para abrir o placar. O Palmeiras sentiu o golpe e viu o adversário controlar a partida. Para piorar, Leonardo Silva recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso no fim da primeira etapa.
Para o segundo tempo, o técnico Caio Júnior sacou William e mandou a campo o meia Caio. Logo aos quatro minutos, Edmílson cobrou falta e Paulo Baier desviou acertando a trave do goleiro Márcio. O Ituano respondeu na seqüência. Jéfferson arriscou de longe e por pouco não ampliou.
O time alviverde tinha enorme dificuldade para tocar a bola e se lançava ao ataque de forma desordenada, dando espaços para os contra-ataques do adversário. Sem poder de finalização, o ataque do Palmeiras era facilmente anulado pelo Ituano, que acertou a trave de Marcos aos 24 minutos.
Caio Júnior, então, tirou Edmundo e promoveu a estréia do atacante paraguaio Florentín. A mudança não alterou em nada o panorama da partida e o Palmeiras praticamente não deu trabalho ao goleiro do Ituano.
Essa foi a primeira vez que a equipe do Parque Antártica perdeu para o Ituano desde 1991. O confronto histórico entre os dois registra agora 12 vitórias do Verdão, quatro do time de Itu e dois empates.