Crise? Qual crise? O Palmeiras provou neste sábado que a turbulência vivida nos últimos dias está apenas fora das quatro linhas. Sob o comando do interino Jorge Parraga, o Verdão chegou a sete pontos em três rodadas do Campeonato Brasileiro ao superar de forma convincente o Grêmio por 4 a 2, no Palestra Itália. Depois dos atos de indisciplina no Rio de Janeiro e as dispensas do técnico Antônio Carlos e do atacante Robert, o Verdão mostrou muito empenho diante de um rival de extrema qualidade no ataque, mas com muitas falhas na defesa. Um dos envolvidos no atraso da concentração carioca, Ewerthon foi o destaque em campo com dois gols.
A vitória deste sábado ainda pode ficar para a história, já que o Palmeiras espera ter feito o último jogo oficial no antigo Palestra Itália. No entanto, a diretoria do Verdão precisa convencer os conselheiros sobre as recentes mudanças do projeto da nova arena. As reformas correm risco de atrasar de novo. Com a vitória, o Palmeiras termina o sábado em segundo lugar, atrás apenas do Botafogo. O Grêmio, por sua vez, amarga um início ruim no torneio nacional – tem apenas um ponto. Na próxima rodada do Brasileirão, os dois times atuam na quarta-feira. O Palmeiras terá pela frente o clássico contra o São Paulo, no Morumbi, enquanto o Grêmio recebe o Avaí, no estádio Olímpico.
O Jogo
Pelos minutos iniciais do confronto no Palestra Itália, o setor ofensivo Grêmio mostrou que não estava tão abalado pela recente eliminação na Copa do Brasil. Os gaúchos tomaram a iniciativa das ações e deram trabalho em arremates de fora da área. O goleiro Marcos teve boa participação. Já na defesa gremista, a realidade era diferente. No primeiro gol palmeirense, aos 15 minutos, duas falhas gritantes. Ewerthon aproveitou escorregão de Rodrigo e encontrou espaço para bater firme da entrada da área. Em um movimento estranho, o goleiro Victor deixou a bola passar por baixo de seu corpo.
Um dos envolvidos na polêmica balada da madrugada de segunda-feira no Rio de Janeiro, Ewerthon estava acordado em campo. Aos 30 minutos, ele marcou o segundo gol depois de aproveitar o rebote do goleiro Victor. Revoltados, os gremistas reclamaram de impedimento no lance. Para corrigir as desatenções da defesa, o ataque do Grêmio voltou a funcionar a partir dos 31 minutos. Jonas recebeu passe de Fábio Rochemback, dominou com estilo dentro da área e finalizou de perna esquerda, cruzado, sem chances para Marcos. Ainda no primeiro tempo, os gaúchos tiveram chance para igualar o placar, só que Leandro errou o alvo dentro da área.
Antes do intervalo, houve tempo para uma confusão, já que Marcos Assunção não gostou de uma falta de Douglas no meio-campo. De forma infantil, os dois trocaram empurrões na frente do árbitro e acabaram expulsos de campo. No início do segundo tempo, a vantagem palmeirense foi para o espaço rapidamente. Aos três minutos, a manjada bola parada matou o Verdão. Fábio Rochemback cruzou para a cabeçada de Hugo no canto direito de Marcos: 2 a 2.
No momento em que torcedor paulista estava quieto, o Palmeiras acordou. Aos 15 minutos, Vitor bateu escanteio da direita e viu Maurício Ramos esbanjar impulsão para ganhar a disputa pelo alto com a zaga. Na potente cabeçada do defensor, Victor nada pôde fazer. Empolgado, o Palmeiras definiu a fatura com uma jogada de Vinícius, de apenas 16 anos, a novidade entre os titulares no lugar do dispensado Robert. O jovem avançou pela direita, foi insistente depois de perder o ângulo e cruzou para a conclusão de Cleiton Xavier: 4 a 2.