Depois de superar Vasco e Sport Áncash, do Peru, o Palmeiras tem um compromisso de respeito na Copa Sul-americana. Nesta quarta-feira, faz o primeiro confronto das quartas-de-final contra um adversário de um país tradicional, o Argentinos Juniors. O jogo será realizado no estádio do Parque Antártica, às 22 horas.
O Palmeiras deve utilizar novamente uma equipe mesclada entre titulares e reservas. Mas, pela rivalidade entre Brasil e Argentina, a partida pode servir até como uma prévia para a disputa da Copa Libertadores do ano que vem, já que o Verdão tem grandes chances de obter sua classificação. O encontro de volta acontece dentro de duas semanas, em solo argentino.
“Com certeza, esse jogo é um laboratório para a Libertadores. Eles (Argentinos Juniors) não estão bem, mas vão querer ganhar, a vontade vai ser redobrada, é isso que Wanderley tem falado, uma partida com estilo da Libertadores, a gente já está se acostumando com isso”, analisa o meia Evandro.
Mesmo sem contar com força máxima, o Palmeiras promete entrar bem preparado para continuar com o sonho da tríplice coroa (já ganhou o Paulista e está na briga pelo Brasileirão). Desde o início da competição, o técnico Wanderley Luxemburgo exige seriedade total, independentemente da escalação. O clube da capital paulista não disputava a fase de quartas-de-final de um torneio sul-americano desde a temporada 2001.
“Fizemos uma boa preparação na semana passada na cidade de Atibaia. Esse período de treinos serviu tanto para o Campeonato Brasileiro como para a Copa Sul-americana”, ressalta o zagueiro Roque Júnior, confiante em um bom desempenho do Palmeiras.
A classificação do Argentinos Juniors foi motivo de alívio no Parque Antártica. Isso porque o time de Buenos Aires eliminou o San Luis, do México. A equipe de Luxemburgo escapou de uma viagem de cerca de dez horas, o que complicaria sua preparação para enfrentar o Fluminense, no final de semana, pelo Campeonato Brasileiro.
Para pegar o Argentinos Juniors, a presença de três nomes importantes é quase certa. O zagueiro Roque Júnior e os meio-campistas Léo Lima e Diego Souza estão suspensos no Campeonato Brasileiro. Como ocorreu nas fases anteriores da Sul-americana, os atacantes Kléber e Alex Mineiros podem atuar, pelo menos, 45 minutos. O lateral-direito Elder Granja e os volantes Sandro Silva e Martinez ficam fora.
No Argentinos Juniors, o técnico Néstor Gorosito demonstra extremo otimismo em derrotar o Palmeiras, especialmente depois da vitória do final de semana sobre o Huracán, pelo Torneio Apertura do Campeonato Argentino. Em má fase no torneio nacional, o clube subiu para o 16º lugar da classificação.
“Estamos mais preparados para enfrentar o Palmeiras que na semana passada. Esse triunfo ante o Huracán estabeleceu novamente a confiança de todos. Estamos firmes para enfrentar o nosso adversário, conscientes das dificuldades, mas contentes por essa possibilidade”, diz o treinador, que deve manter a mesma escalação da partida no Campeonato Argentino.