A punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva deixará o Palmeiras longe do Pacaembu por quase um mês. Neste sábado, às 16h20 (de Brasília), quando poderá abrir uma vantagem inédita na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro, o clube atua no estádio paulistano contra o América-RN, que luta para se distanciar do rebaixamento na competição.
Beneficiado pela derrota da vice-líder Chapecoense na terça-feira, o Verdão terá a chance de alcançar a confortável vantagem de 12 pontos em relação ao segundo colocado, caso vença neste sábado, mas os catarinenses ainda ficarão com um jogo a menos na competição.
"Para chegarmos ao número mágico (do acesso), temos de ganhar os jogos. Se não continuarmos assim, daqui a pouco podemos ter problemas. Mas vejo a seriedade dos jogadores, que estão entendendo que temos de seguir o protocolo e o planejamento", afirmou o técnico Gilson Kleina.
Como perdeu dois mandos de campo, em função da briga entre seus próprios torcedores, o Palmeiras terá de jogar contra Guaratinguetá e Figueirense longe da capital paulista. Assim, depois do duelo deste sábado, o clube será forçado a viajar nas seis rodadas seguintes e só deve voltar ao Pacaembu no dia 26 de outubro, contra o São Caetano.
Para a partida deste sábado, Kleina tem o retorno de Leandro, liberado pelo departamento médico. O atacante Vinícius chegou a ser dúvida por conta de dores no tornozelo, mas também está confirmado para enfrentar o América-RN. Wesley e Mendieta cumprem suspensão imposta pelo STJD e são os desfalques.
Já o América sonha em surpreender na capital paulista para tentar se distanciar do risco de queda. Para a partida deste sábado, o técnico Pintado não poderá contar com o volante Márcio Passos, suspenso. Como Ricardo Baiano está entregue ao departamento médico, Rafael Coutinho terá a oportunidade de estrear pelo clube.
"Jogar contra um time que está bem colocado é sempre difícil, mas podemos tirar proveito disso. Sabemos que o Palmeiras vai tentar vir para cima e vamos explorar isso", comentou o meio-campista.