O sonho do Palmeiras de chegar às semifinais do Campeonato Paulista acabou na noite desta quarta-feira. Na Fonte Luminosa, a equipe empatou por 2 a 2 com o Rio Branco, que iniciou a rodada como lanterna. Restando três rodadas na competição, o time agora se volta para a disputa da Copa do Brasil.
Com o resultado, o Palmeiras chega a 23 pontos – o que matematicamente ainda não o elimina, mas o deixa muito longe da vaga. Já o Rio Branco vai para 12 pontos. Ambos voltam a campo no próximo sábado. A equipe alviverde recebe o Mirassol, enquanto o time de Americana visita o Paulista.
Sem nenhuma surpresa, o técnico Antônio Carlos Zago escalou o Palmeiras com o retorno do zagueiro Léo e do lateral esquerdo Eduardo improvisado na direita mais uma vez. Mesmo com a recuperação de Lincoln, o meia começou a partida apenas como opção no banco de reservas, e Diego Souza foi titular.
O jogo – Quando a bola rolou, o Palmeiras se propôs a adiantar a marcação e partiu para o abafa. Nos primeiros minutos, Ewerthon arriscou dois chutes de fora da área, mas sem muita força. Em seguida, Cleiton Xavier cobrou escanteio pela direita e encontrou Diego Souza, que cabeceou no travessão.
Aos 17 minutos, os dois meias voltaram a trabalhar em conjunto. Cleiton se enfiou entre três marcadores e, mesmo assim, achou espaço para deixar Diego na cara do gol. O camisa 7 entrou sozinho na área e tocou firme no canto esquerdo do goleiro Cristiano, inaugurando o marcador na Fonte Luminosa.
O que parecia domínio palmeirense desapareceu três minutos depois do gol. Aproveitando a subida de Armero ao ataque, Jobinho avançou pela lateral direita, chegou à linha de fundo e cruzou para o meio da área. Mal marcado, Alex Terra se esticou e, caindo, empurrou para a rede, empatando o placar.
Precisando da vitória, o Palmeiras manteve a postura de subir com os dois laterais o tempo todo. O desequilíbrio na marcação custou a virada ainda aos 23 minutos do primeiro tempo. Romarinho avançou nas costas de Armero, recebeu bom passe ao invadir a área e tocou na saída do goleiro Marcos.
A salvação alviverde no primeiro tempo chegou pelos pés de Ewerthon, aos 33 minutos. O atacante foi acionado por Cleiton Xavier na intermediária, tabelou com Robert, que segurou o zagueiro de costas para devolver o passe, e fuzilou Cristiano. Foi o segundo gol de Ewerthon em sua quarta partida no Palmeiras.
No intervalo, Zago sacou o lateral Eduardo para a entrada de Lincoln. Com isso, Márcio Araújo foi deslocado à direita. O meia aumentou o poder ofensivo do time, que pecava ao finalizar. Com poucos minutos do segundo tempo, Ewerthon, com um desconforto na virilha, foi substituído por Lenny.
O Rio Branco passou a jogar recuado, mas o Palmeiras não se aproveitou. Ao final do jogo, as duas equipes terminaram com dez homens – Lenny deixou o campo contundido, enquanto Maurim foi expulso – e apenas um ponto. Resultado ruim para ambas, que se complicam ainda mais no campeonato.