O objetivo era conquistar 30 pontos nas últimas dez partidas do Campeonato Brasileiro. Mas o Palmeiras fracassou logo no primeiro obstáculo em busca da missão impossível de ainda brigar pelo título da competição. Neste sábado, o Verdão empatou com o Fortaleza por 1 a 1 no estádio Castelão.
O detalhe curioso é que o time cearense cresceu bem no momento em que estava com um a menos, após a expulsão do lateral Marquinhos no segundo tempo. Com o resultado, o Tricolor Nordestino chega aos 42 pontos e permanece apenas em uma colocação intermediária da classificação. Já o Palmeiras, com 54 pontos, continua fora de seu grande objetivo: a zona que garante vaga à Copa Libertadores da América.
Na próxima rodada, o Palmeiras volta a jogar no Parque Antártica. O adversário será o Figueirense, que briga contra o rebaixamento do Brasileirão. Já o Fortaleza viaja até Belo Horizonte para enfrentar o Atlético-MG.
O jogo – Com o objetivo de subir na tabela, o Palmeiras iniciou a partida na capital cearense no ataque. Com apenas três minutos, Marcinho cobrou falta na barreira e, na sobra, mandou uma bomba de perna esquerda. Caprichosa, a bola explodiu na trave do goleiro Bosco. A partir daí, o jogo ficou lento, sem grandes emoções.
O Fortaleza foi dar o primeiro susto somente aos 15 minutos, quando Marquinhos arriscou de longe e assustou o goleiro Marcos. A resposta do Verdão veio em uma jogada da direita de Juninho. Gioino completou o cruzamento, mas Bosco fez defesa providencial.
No momento em que o Fortaleza ameaçava pressionar, o Palmeiras conseguiu abrir o marcador, aproveitando a superioridade técnica de seus jogadores. Juninho tabelou com Marcinho e bateu colocado da entrada da área. A bola entrou no ângulo de Bosco. O pentacampeão já havia marcado um gol parecido diante do Paraná Clube, em Maringá.
Em desvantagem, o Fortaleza voltou para o segundo tempo com um esquema mais ofensivo, com o atacante Clodoaldo no lugar do volante Dude. Só que foi o Palmeiras que criou a primeira chance na etapa final. Diego Souza mandou uma bomba e Bosco espalmou pela linha de fundo. O Fortaleza chegou perto do empate em uma cabeçada de Alan por cima da meta de Marcos.
A situação do Fortaleza ficou pior depois dos 20 minutos. Irritado, Marquinhos fez gestos de que o árbitro Giulliano Bozzano estaria roubando sua equipe. Assim, recebeu o cartão vermelho. De forma surpreende, mesmo com superioridade numérica, Leão colocou o volante Roger no lugar do meia Diego Souza.
Percebendo que a equipe ficaria sem força ofensiva, o treinador tentou retornar ao esquema anterior minutos depois com dois meias de armação. Assim, promoveu a entrada de Pedrinho na vaga de Correa. Porém, o Verdão recebeu um castigo. Aos 31 minutos, Igor recebeu na área e chutou cruzado. Marcos fez defesa parcial e, na sobra, Rinaldo completou para as redes.
Desorganizado, o Palmeiras ainda teve chance de sair com a vitória nos acréscimos. Depois de escanteio batido da direita, Juninho Paulista chutou livre na área. Mas Bosco fez a defesa e garantiu o empate aos donos da casa.