Um dia antes do Arbitral Técnico, o presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Carlos Orione, confirmou que o próximo Campeonato Mato-grossense da Série A será mesmo de pontos corridos. O encontro, que oficializará o sistema de disputa, regulamento, tabela, número de participantes e abertura, está marcado para esta quinta-feira, às 16h, no sede da entidade, no bairro do Porto.
Seguro de que a nova proposta será aprovada pelos dez clubes convidados para a reunião, Orione garantiu que o Congresso Técnico será rápido. “O Arbitral não será demorado como de outras vezes. A proposta está pronta e será apresentada. O sistema é ponto corrido, uma inovação ao nosso futebol profissional. Se não for mudado agora, só daqui a dois anos podemos mudar o regulamento”, disse, ressaltando que o sistema de grupos adotados há quatro anos dará espaço ao modelo adotado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ao Campeonato Brasileiro da Série A.
Ao contrário da proposta implantada pela CBF, a de Mato Grosso os times jogarão entre si, em turno e returno, classificando-se os quatro primeiros para a fase semifinal. O primeiro colocado fará melhor de dois jogos com o quarto colocado e o segundo com o terceiro. Desses duelos sairão os finalistas.
No Brasileirão da Série A, o time que somar o maior número de pontos é o campeão.