O Campeonato Mato-grossense de 2014 contará com 11 equipes. De acordo com a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), a “novidade” é que o Vila Aurora está de volta a primeira divisão. A equipe rondonopolitana ficou em último lugar na competição deste ano e havia sido rebaixada para a segunda divisão. Todos os dirigentes que participaram do arbitral, na sexta-feira (11), concordaram com o “retorno” do Vila.
O Vila e recorreu diversas vezes na tentativa de marcar um novo jogo contra o Luverdense. Na partida, com mando do time de Rondonópolis, não havia ambulância e o juiz depois de mais de 30 minutos decidiu cancelar o confronto. Posteriormente, os pontos foram dados para o time de Lucas. A direção do Vila chegou a ganhar uma liminar para que uma nova partida fosse realizada, mas depois a decisão foi anulada. Sem a chance de disputar uma nova partida, o Vila não teve a oportunidade de pontuar e acabou sendo rebaixado.
Além do Vila, o Estadual do próximo ano terá Luverdense, Sinop, Mixto, Cuiabá, Rondonópolis Esporte Clube (REC), Sorriso, União, Mato Grosso, Clube Esportivo Operário Várzea-grandense (CEOV) e Cacerense.
A competição começa no dia 12 de janeiro e o termina em maio. O sistema de pontos corridos foi escolhido pela maioria. O regulamento será o mesmo deste ano. Serão dois turnos e ficam classificados para a semifinal os quatro primeiros colocados.
Durante a reunião, o presidente do Mixto, Éder Moraes, reivindicou a intervenção da FMF junto ao governo do Estado para pedir a liberação imediata dos recursos de patrocínio, que não foram cumpridos.