As obras de reforma e readequação da pista de atletismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foram finalizadas, com a execução dos serviços de limpeza, drenagem e regularização da pista que será palco das provas de atletismo das Olimpíadas Escolares Brasileiras 2012. O evento será realizado em Cuiabá no período de 25 de novembro a 8 de dezembro, para atletas de 15 a 17 anos.
Sob responsabilidade da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), as intervenções custaram cerca de R$ 179 mil, incluindo também a reforma da grade de lançamento de disco, da zona de salto a distância e triplo e nos setores de arremessos de peso e de dardos. Houve regularização das imperfeições da pista, que recebeu uma camada de pó de brita de dois centímetros de espessura e foi compactada para que o terreno fique firme para os atletas realizarem as competições.
De acordo com o presidente da Federação Mato-Grossense de Atletismo, Francisco Antônio da Silva, os ajustes realizados na pista e no gramado permitem que os atletas participem com tranquilidade das diferentes modalidades que serão disputadas nas Olimpíadas Escolares, como corridas, salto triplo, arremesso de peso, lançamento de disco e de dardo, entre outras.
As Olimpíadas Escolares reúnem alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o País e é referência internacional. A competição é a oportunidade de promover o esporte no Brasil e descobrir jovens talentos para representar o País em competições internacionais. Este ano, a delegação de Mato Grosso é composta por 195 atletas e dirigentes que representam 76 escolas, sendo 62 estaduais, 11 particulares e três municipais.
Cerca de 5.500 pessoas, entre atletas e dirigentes, devem desembarcar em Cuiabá para participar do evento. Haverá disputadas nas modalidades atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, tae-kwon-do, vôlei e xadrez, além de vôlei de praia, que entrou para o programa este ano.
Os atletas que se destacarem terão a chance de participar, em 2014, dos Jogos Olímpicos da Juventude (até 17 anos), na China. Durante as Olimpíadas 2012 também serão escolhidos atletas vencedores de três modalidades – atletismo, judô e natação – para participarem do Festival Olímpico da Austrália, em janeiro de 2013.