O Vitória foi derrotado no tempo normal pelo Coritiba por 2 a 0 nesta terça-feira, mas, nas penalidades, o time baiano garantiu uma vaga na segunda fase da Copa Sul-americana. Jeci desperdiçou o pênalti para o Coxa e viu a festa do Rubro-Negro, que venceu por 5 a 3 nos tiros de onze metros.
Derrotado na partida de ida em Salvador por 2 a 0, o Coritiba contou com gols de Marcelinho Paraíba e Renatinho nesta terça-feira para levar a partida para as penalidades. Contudo, o sonho do Coxa acabou com a cobrança perdida por Jeci.
Na próxima fase da Copa Sul-americana, o Vitória enfrentará o vencedor do duelo entre o River Plate, do Uruguai, e o Blooming, da Bolívia, que jogam nesta quinta-feira. Na primeira partida, atuando fora de casa, o time uruguaio venceu por 1 a 0.
Pelo Campeonato Brasileiro, o Coritiba recebe o Avaí no sábado, às 18h30 (de Brasília). No mesmo horário, mas no dia seguinte, o Vitória, também jogando em seus domínios, enfrenta o Cruzeiro.
O jogo: A missão do Coxa era complicada, mas o time paranaense acreditava na virada. Por isso tratou de ir logo ao ataque. Aos nove minutos, a primeira boa chance graças a Fábio Ferreira, do Vitória, que tentou fazer o corte, mas mandou contra o próprio gol, exigindo boa defesa de Gléguer.
A pressão inicial do Coxa, porém, diminuiu e o time da casa só voltou a ameaçar o Vitória aos 32 minutos, quando Marcos Aurélio aproveitou um cruzamento de Pedro Ken e arriscou com perigo para Gléguer.
Antes que o primeiro tempo chegasse ao fim, a equipe baiana ainda conseguiu criar uma boa chance com Neto Berola, que acabou chutando ao lado do gol de Vanderlei.
Restando apenas 45 minutos, a situação do Coritiba que já era difícil, ficava ainda mais dramática. Contudo, logo aos dois minutos do segundo tempo, Marcelinho Paraíba recebeu da entrada da área e chutou no canto direito de Gléguer, abrindo o placar.
O time baiano ainda lamentava o primeiro gol sofrido quando o Coxa ampliou o marcador. Aos 12 minutos, Marcos Aurélio chutou para o gol e Gléguer rebateu. Renatinho pegou a sobra e, contando com um desvio do Apodi, marcou o tento que levava a decisão para as penalidades.
Tentando evitar os pênaltis, o Vitória partiu para o ataque. Mas tanto na cabeçada de Roger quanto na falta cobrada por Anderson Martins, Vanderlei saltou para salvar o Coxa.
Vanderlei só foi vencido aos 36 minutos, por Roger, mas antes que a bola entrasse, Márcio Gabriel tirou em cima da linha. A partida seria mesmo decidida nas penalidades.
E a recuperação do Coxa parou nos pênaltis. Jeci chutou para fora e o Vitória triunfou por 5 a 3.
Carlos Alberto, Leandro Domingues, Magal, Apodi e Roger marcaram para o Vitória, enquanto Marcelinho Paraíba, Rodrigo Heffner e Renatinho anotaram os tentos do Coritiba nas penalidades.