O Corinthians conquistou um empate no sufoco na tarde deste sábado. No dia em que o Timão fez festa para recordar o título paulista de 1977, o Colorado quase estragou a alegria da torcida alvinegra ao abrir o placar, mas o Alvinegro conseguiu igualar a contagem e definir o resultado de 1 a 1, no estádio do Pacaembu.
Desta forma, o Corinthians chegou aos 38 pontos e deixou a zona de rebaixamento, mas precisará torcer contra o Atlético-MG no complemento da rodada para encerrar o fim de semana fora da área da degola. Já o Inter segue na parte intermediária da tabela, com 41.
O ex-corintiano Magrão abriu o placar no Pacaembu, mas Finazzi balançou as redes nos minutos finais para garantir o empate ao Timão. O resultado mantém o tabu de mais de quatro anos sem vitórias do Alvinegro sobre a equipe gaúcha.
Agora, o Corinthians se prepara para voltar a campo no domingo, dia 21, quando encara o Náutico, em Recife. Já o Internacional tem compromisso no mesmo dia, diante do Juventude, no Beira-Rio.
Como já era esperado, o Corinthians iniciou a partida buscando as laterais para tentar alçar a bola na área para seus atacantes, Clodoaldo e Finazzi. Já o Internacional mostrou que sua aposta seria os contragolpes e o toque de bola. Abel Braga manteve a escalação com Gil e Fernandão na linha de frente. Com dificuldades no setor de criação do time gaúcho, o capitão colorado necessitava sair da área constantemente para buscar a bola.
Já o Corinthians fez suas primeiras investidas pela direita, mas, sem conseguir esboçar perigo no setor, inverteu seus trabalhos para o lado esquerdo, onde se posicionava Ailton para fazer cruzamentos. E a primeira boa oportunidade do Timão surgiu justamente pelo setor. Ailton fez jogada individual e cruzou para Finazzi, que cabeceou com perigo. A bola desviou em Índio antes de sair pela linha de fundo.
Na cobrança do escanteio, Fábio Ferreira completou para o meio da área, onde apareceu novamente Finazzi, que chutou para fora e desperdiçou boa chance do Timão. Aos 28 minutos, o Corinthians criou sua melhor oportunidade na etapa. Finazzi recebeu lançamento em velocidade e saiu livre na frente de Clemer. O atacante tocou de um lado do goleiro e tentou alcançar, mas a bola se perdeu pela linha de fundo. Chance incrível perdida pelo Alvinegro.
Enquanto o Timão perdia chances de um lado, o Inter mostrava dificuldade de criação em seu ataque, dando pouco trabalho ao goleiro Felipe. Apesar de tocar a bola no sistema ofensivo, o Colorado pouco chutava à meta do arqueiro corintiano. Em uma das poucas oportunidades efetivas, Magrão recebeu cruzamento e cabeceou fraco. Nos minutos finais, Fernandão fez ótima jogada individual na meia-lua, mas a finalização saiu por cima do gol.
As duas equipes voltaram ao segundo tempo sem alteração em suas formações, mas o Internacional mostrou uma nova postura em campo, com mais perigo no sistema ofensivo. Na primeira descida do Colorado na etapa, Jonas fez boa jogada e bateu cruzado, mas a bola carimbou Betão. Instantes depois, o mesmo Jonas cruzou fechado da direita e quase enganou o goleiro Felipe, que se esticou para mandar para fora.
E a insistência do time gaúcho no segundo tempo foi recompensada logo aos 11 minutos. Fernandão tentou cruzar da direita, mas a bola bateu na zaga e voltou para Jonas cabecear para o meio da área. Magrão, então, completou para as redes. O jogador, que vestiu a camisa alvinegra até há pouco tempo, comemorou sem exageros, correndo em direção à torcida colorada.
Com o revés, o técnico Nelsinho Baptista promoveu duas alterações no Corinthians. Clodoaldo e Moradei deixaram o campo para as entradas de Everton Santos e Lulinha. Depois das alterações, o Corinthians voltou a buscar o sistema ofensivo, mas sem esboçar perigo ao goleiro Clemer.
Já o Internacional quase aumentou a vantagem instantes depois, em bom contra-ataque. Jonas avançou pela direita e bateu cruzado, mas Felipe espalmou para fora. Depois do lance, Nelsinho e Abel Braga mudaram suas equipes. No Corinthians, Vampeta entrou no lugar de Héverton. Já no Inter, Ji-Paraná, Pinga e Adriano assumiram as vagas de Wellington Monteiro, Magrão e Gil. O panorama da partida, porém, não mudou. O Inter seguiu mais perigoso no sistema ofensivo, enquanto o Timão mostrava dificuldade para responder.
No entanto, a necessidade de conquistar o resultado fez o Corinthians se lançar ao ataque para garantir o empate. Finazzi recebeu bola alçada de Ailton e cabeceou para balançar as redes de Clemer aos 41 minutos do segundo tempo.