Nesta terça-feira, a revista France Football e a Fifa divulgaram a lista dos 23 jogadores indicados à Bola de Ouro de 2011. Na relação, destaque para os nomes dos brasileiros Neymar, do Santos e Daniel Alves, do Barcelona. O grande vencedor do prêmio será conhecido somente no dia 9 de janeiro de 2012, em Zurique, após a definição dos três finalistas, marcada para 5 de dezembro.
O jovem atacante do Santos é o único jogador indicado que atua fora do continente europeu. No ano passado, Neymar havia participado da premiação, entretanto, concorrendo ao prêmio de gol mais belo da temporada. O jogador do Peixe é o segundo atleta atuando no Brasil a ser indicado para o prêmio na história. Em 2007, o goleiro do São Paulo, Rogério Ceni, também foi indicado.
Neymar terá que enfrentar forte concorrência para garantir esta Bola de Ouro. O Barcelona, clube com mais jogadores indicados (oito no total), será representado pelo brasileiro Daniel Alves, além de Abidal, Cesc Fabregas, Andrés Iniesta, Gerard Piqué, David Villa, Xavi e o grande favorito, o argentino Lionel Messi.
Grande rival dos catalães, o Real Madrid entra na disputa com cinco concorrentes: Iker Casillas, Mesut Ozil, Xabi Alonso, Karim Benzema e Cristiano Ronaldo. Além disso, o camaronês Samuel Eto"o, recentemente contratado pelo Anzhi Makhachkala, também foi indicado, sendo assim o único africano a concorrer neste ano.
A Fifa ainda divulgou o nome dos treinadores que irão disputar o prêmio. Vicente Del Bosque (Espanha), Alex Ferguson (Manchester United), Rudi Garcia (Lille), Pep Guardiola (Barcelona), Jurgen Klopp (Borussia Dortmund), Joachim Low (Alemanha), José Mourinho (Real Madrid), Óscar Tabárez (Uruguai), André Villas-Boas (Porto/Chelsea) e Arsene Wenger (Arsenal) estão no páreo neste ano.
Confira a lista dos jogadores indicados à Bola de Ouro de 2011
Andrés Iniesta (Barcelona)
Cesc Fábregas (Barcelona)
David Villa (Barcelona)
Daniel Alves (Barcelona)
Eric Abidal (Barcelona)
Gerard Piqué (Barcelona)
Lionel Messi (Barcelona)
Xavi Hernandez (Barcelona)
Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Iker Casillas (Real Madrid)
Xabi Alonso (Real Madrid)
Mesut Ozil (Real Madrid)
Karim Benzema (Real Madrid)
Bastian Schweinsteiger (Bayern de Munique)
Thomas Muller (Bayern de Munique)
Sergio Aguero (Manchester City)
Neymar (Santos)
Nani (Manchester United)
Wayne Rooney (Manchester United)
Diego Forlán (Inter de Milão)
Wesley Sneijder (Inter de Milão)
Luis Suárez (Liverpool)
Samuel Eto"o (Anzhi Makhachkala)