A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em conjunto com a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) e com o Banco do Brasil – patrocinador oficial do voleibol brasileiro – definiram, nesta quarta-feira, as três cidades que receberão os jogos da seleção brasileira masculina adulta na Liga Mundial 2007. Os torcedores de Cuiabá, São Paulo e Belo Horizonte já podem comemorar. O Brasil enfrentará a Finlândia na capital mato-grossense nos dias 2 e 3 de junho; a Coréia do Sul em São Paulo nos dias 9 e 10 de junho; e o Canadá nos dias 16 e 17 de junho, em Belo Horizonte.
“São Paulo e Belo Horizonte já fazem parte da história do voleibol brasileiro. Sempre que temos jogos nestas sedes, os ginásios ficam lotados e os torcedores demonstram que realmente são apaixonados pelo voleibol. A escolha de Cuiabá faz parte do processo de interiorização do nosso esporte, de levá-lo para regiões que não têm oportunidade de assistir a eventos esportivos com freqüência. Já levamos a Liga Mundial para cidades como Campo Grande e Fortaleza. Chegou a vez de a capital de Mato Grosso receber a seleção brasileira”, declara o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol, Ary Graça.
Será a primeira vez que Cuiabá receberá uma etapa da Liga Mundial. As partidas marcarão a inauguração do ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins, com capacidade para 12 mil torcedores. A cidade já recebeu com sucesso as finais da Liga Nacional de 2005 e o Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia em 2006.
“A escolha das cidades que receberão os jogos da seleção brasileira de vôlei na Liga Mundial 2007 ratifica o compromisso do Banco do Brasil com o esporte e com a democratização do acesso aos grandes eventos esportivos. O BB, com forte presença nessas capitais, atesta que os torcedores de São Paulo, Belo Horizonte e Cuiabá certamente vão mostrar que estão à altura das conquistas da seleção e da parceria do maior Banco do Brasil”, declara Paulo Rogério Caffarelli, Diretor de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil.
Após a ausência deste ano, o ginásio do Ibirapuera, com capacidade para 10.999 pessoas, voltará a receber uma etapa da Liga Mundial na maior cidade do país. Em Belo Horizonte, o tradicional Mineirinho, que comporta 17.917 torcedores, será a local do confronto.
“Será mais um ano de eventos de sucesso da Liga Mundial no Brasil. Das cidades escolhidas, teremos dois grandes e tradicionais centros do voleibol brasileiro e uma novidade. Estamos preparando grandes surpresas e atrativos para o público”, afirma o superintendente da CBV, Fábio Azevedo.
A Liga Mundial de 2006 foi um sucesso de público no Brasil. Nas seis partidas disputadas em solo nacional, compareceram 80.048 pessoas. Foi o país que levou mais torcedores aos ginásios durante a fase classificatória. Para se ter uma idéia, a Polônia, segunda colocada no ranking de público oficial da Liga Mundial, levou 51.895 torcedores aos ginásios.
O Brasil teve uma média de 13.341 torcedores por partida em casa. Na fase final, em Moscou (Rússia), a média de público foi de 4.540 pessoas por jogo.
JOGOS DO BRASIL NA LIGA MUNDIAL 2007
25 a 27.05.07 – Coréia do Sul
Coréia do Sul x BRASIL
02 e 03.06.07 – ginásio Poliesportivo Prof. Aecim Tocantins – Cuiabá
BRASIL x Finlândia
9 e 10.06.07 – ginásio do Ibirapuera – São Paulo
BRASIL x Coréia do Sul
16 e 17.06.07 – ginásio do Mineirinho – Belo Horizonte
BRASIL x Canadá
22 a 24.06.07 – Canadá
Canadá x BRASIL
29.06 a 01.07.07 – Finlândia
Finlândia x BRASIL
Semana que se encerra em 15.07.07 – FINAIS
GRUPO A
Brasil
Finlândia
Canadá
Coréia do Sul
GRUPO B
França
Itália
EUA
Egito
GRUPO C
Rússia
Sérvia
Cuba
Japão
GRUPO D
Bulgária
Polônia
Argentina
China