Depois de cinco etapas (Colíder, Juína, Lucas do Rio Verde, Peixoto de Azevedo e Cláudia), pilotos de várias cidades do Nortão seguem travando boas brigas no campeonato estadual de motocross, entre as categorias graduados, 125 cilindradas, força livre e 125 cilindradas. Das quatro, apenas a força livre tem novo líder – Ciro José, o Cirinho de Nova Ubiratã. Depois da vitória no último final de semana, na quinta corrida, agora ocupa a principal posição do ranking.
Nas demais, mantidos os mesmos nomes. Pela graduados, uma das principais dentre as motos importadas, o sorrisense Anderson Chupel demonstra ser forte candidato ao título. A poucas etapas para o encerramento do certame, o piloto segue isolado com 130 pontos. A diferença para Ciro José, o Cirinho de Nova Ubiratã, atualmente na vice-liderança, é de 57 pontos. Na classificação, está com 73.
Luiz Alberto Vicari, o Zizi, de Sorriso, pulou para a terceira posição e agora soma 62 pontos. Peterson Pfefeifer (Beto), da mesma cidade, tem 60 e aparece logo atrás, em quarto. Anderson Luiz Petroski (Luizinho), correndo por Nova Canaã, e com 49 pontos, está em quinto. Ele caiu duas posições, já que até a quarta etapa do mato-grossense estava em terceiro.
Na 125 cilindradas, Márcio Pozzobon, de Sorriso, ampliou sua vantagem e permanece líder com 124 pontos. O vice é Gustavo Boscoli, de Lucas do Rio Verde, com 97. Joel Alberti Filho, da mesma cidade, o terceiro com 78. Ramiro Gomes, de defendendo Terra Nova, o quarto com 67, e, em quinto Pedro Antônio Campos, de Sorriso, com 36.
Na força livre, Ciro José agora aproveita a vitória que lhe levou ao primeiro lugar na classificação com 102 pontos. Anderson Chupel, também nesta categoria, segue pressionando e aparece com 93 pontos. Peterson Pfeifer, de Sorriso, está na briga para encerrar a temporada entre os melhores do ano. Atualmente detém a terceira posição, com seus 69 pontos. Jairo Bueno, o Crentinho de Guarantã do Norte, e Alex Chupel de Sorriso, estão em quarto e quinto com 56 e 46 pontos respectivamente.
Na MX Júnior, a conquista de Thiago Menzel, de Sinop, em Cláudia, final de semana, foi essencial para melhorar sua classificação no estadual. De quinto o piloto saltou para a vice-liderança e agora segue com 55 pontos. Edmar dos Santos, de Sorriso, mesmo sem pontuar na quinta corrida da temporada, manteve-se na liderança com 97 pontos.
A júnior tem Hernandes Picoli, de Sorriso, como terceiro colocado, com 47 pontos. Adair Gomes (Reco), de Colíder, entrou para o ranking dos cinco melhores e ocupa a quarta colocação. Rogério Martins, o Chelo de Sinop, tem 39, e é o quinto.
A nova classificação foi disponibilizada pela Federação Mato-grossense de Motocliclismo. Pelo calendário da FMMT, pelo menos outras três provas devem ocorrer este ano. Marcelândia e Juara em setembro, e Sorriso, a grande final, em outubro. Entretanto, mudanças podem ocorrer.
Sinop, anteriormente elencada como uma das cidades sedes do mato-grossense, deixou o calendário, e agora pleitea uma das vagas para receber corrida pelo campeonato regional.