O presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), João Carlos Oliveira Santos, informou, ao Só Notícias, que não possui autonomia para autorizar a diretoria do Sinop Futebol Clube a montar camarotes para 400 torcedores no interior do estádio Gigante do Norte durante a grande final do Campeonato Mato-grossense. O jogo será no próximo domingo (7), às 15h, contra o Cuiabá Esporte Clube.
“A federação não autorizou. O presidente do Sinop [Agnaldo Turra] conversou comigo e eu disse que a federação não autorizaria. Que ele teria que falar com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. A federação não manda. É o Corpo de Bombeiros e a PM que tem que se posicionar e dar o aval. O estádio é da prefeitura. Queremos é que tomem cuidado com essas 400 pessoas em um camarote. Essa responsabilidade é das autoridades. Pelo estatuto [do Torcedor], os torcedores devem ficar do lado de fora do alambrado. Esse problema é dos bombeiros e da polícia. Essa responsabilidade é deles”.
O comandante da Polícia Militar de Sinop, major Mariowillian Ribeiro, disse que ainda não houve comunicação oficial sobre a montagem da estrutura metálica, entre um dos gols e os vestiários. “Não fomos oficializados pela diretoria. O alambrado no estádio existe para evitar uma invasão de campo, agressão ao árbitro ou o time adversário. O correto seria não ter alambrados e que as pessoas se respeitassem. Não podemos apontar se dificulta ou não a segurança, pois não sabemos qual é o tipo de público. A questão é mais estrutural e cabe ao Corpo de Bombeiros. Precisamos saber que tipo de público estará lá para poder identificar se existe uma saída de pânico, garantir a segurança e evacuar o local em uma situação adversa”.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Rony Barros, existem condições de liberação da estrutura física, mas o requerimento e a documentão de vistoria deveriam ser entregues na última segunda-feira. “Existem condições perante a legislação dos bombeiros, mas não temos tempo hábil para liberar até domingo. Dependemos do engenheiro para avaliar a instalação física que necessita seguir todos os processos legais. Após isso, entramos com outro processo temporário de instalações físicas, que deve ser aprovado. É simples o processo, mas teriam que ter dado entrada na segunda-feira. Podemos receber essa documentação, hoje, até às 17h. Passou disso, não terá nossa permissão. O uso será por conta e risco da diretoria sem autorização nossa”.
A assessoria do Sinop informou que não se posicionará sobre assunto. Além disso, Só Notícias também tentou contato com o presidente do clube, Agnaldo Turra, mas as ligações não foram atendidas e nem retornadas.
Conforme Só Notícias já informou, após perder para o Cuiabá por 2 a 1, o Sinop precisa vencer pela diferença de dois gols para ficar com o quarto título estadual. Caso vença por um gol, o campeão será definido nas cobranças de pênaltis. O ‘Dourado’ joga por um empate para ficar com a sétima taça de campeão.