A direção da Federação Mato-grossense de Ciclismo, finaliza os contatos para a realização de mais dois eventos nacionais, ainda em 2005, no Estado de Mato Grosso. A federação realiza em meados de outubro, a etapa nacional do Ranking Brasileiro de Mountain Bike, em Jaciara. Também organiza a segunda edição do Tour Mato Grosso de ciclismo, este Tour terá cerca de 500 km de pedal, e correm somente aos atletas das categorias Elite e Sub-23. Para Manoel Lima, estes eventos não tem um custo elevado, mas o que pesa contra é a falta de estrutura e patrôcinios de empresas privadas.
A FMTC espera receber apoio do Governo do Estado de Mato Grosso e também de algumas prefieturaas, por onde passar as etapas do Tour Mato Grosso. Sendo um evento nacional os atletas do Estado devem fechar o ano de 2005, entre os 10
melhores do país na pontuação final da CBC. Na etapa do Ranking Brasileiro de Mountain Bike, serão sete categorias e a FMTC conta com apoio da Prefeitura Municipal de Jaciara.
Na etapa nacional de ciclismo, os custos principal será com as hospedagens e alimentações para os cerca de 100 atletas que tomam parte neste evento. Lima destaca que somente serão aceitos 100 atletas justamente para haver uma melhor organização, segurança e estrutura após as etapas.