Mato Grosso é um dos estados cotados para sediar o Campeonato Sul-americano de Beisebol em 2015. O vice-governador Chico Daltro inaugurou, ontem, o novo campo de Várzea Grande, na Associação Cultural Nipo-Brasileira. Ele assegurou o compromisso do governo com a comunidade nipo, que tem um dos esportes mais cultuados, a exemplo dos Estados Unidos, Cuba e México. “Temos total interesse em sediar o sul-americano. Minha proposta é deixar tudo organizado para o próximo ano, em termos de recursos e estrutura física e material”, declarou. Ele vai participar reunião técnica com o presidente da Federação de Beisebol e Softbol em Mato Grosso, Yuzi Izawa, para definir o plano de ação. Depois, com tudo organizado, pretende apresentar os detalhes aos embaixadores dos países participantes.
O presidente da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol, Jorge Otsuka, prestigiou a solenidade e afirmou qeu Mato Grosso tem todos os requisitos para receber a competição. “Faltam arrumar apenas alguns detalhes, como grade e a parte externa do campo. Coisa simples”, observou. Em 2005, o Brasil sediou a competição no estado de São Paulo, com a partida inicial na capital e as finais em Ibiúna, cidade referência no esporte por contar com um dos melhores Centros de Treinamento da América Latina. Para se ter uma ideia, o mesmo espaço abriga três campos de beisebol.
A inauguração do campo com gramado foi marcada pela solenidade de abertura de um torneio com a participação da Seleção Brasileira e outras cinco equipes, Dom Aquino, Cuiabá, Cáceres, Dragons e Spartans, sendo as duas últimas de Várzea Grande. A banda do Corpo de Bombeiros tocou o hino nacional. Daltro hasteou a bandeira do Brasil, Jorge a do Japão e o presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, Waldir Bento da Costa, a de Mato Grosso. Em seguida, o vice-governador entregou uma placa em homenagem ao presidente da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento do esporte no estado.
A partida de estreia do campo foi entre a Seleção Brasileira e a equipe de Cáceres, mas o primeiro arremesso foi feito por Daltro de forma simbólica. Os dois principais jogadores da seleção não vieram porque disputam a liga norte-americana. André Rienzo (25) treinava no Atibaia, no interior de São Paulo, e foi contratado pelo Chicago Whiet Sox. Já Yan Gomes (26), de Mogi das Cruzes (SP), se mudou aos 11 anos com a família para os Estados Unidos da América. É catcher (receptor de bolas) titular do Cleveland Indians.