Tornar Cuiabá uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 é uma das prioridades do governo de Mato Grosso. O assunto foi a principal pauta de uma reunião com o ministro do Esporte, Orlando Silva, na tarde desta quarta, em Brasília. O governador Blairo Maggi – acompanhado do secretário Estadual de Esporte, Baiano Filho – falou ao ministro sobre o Fundo criado exclusivamente para alocar recursos para investimentos no campeonato. O governador acredita que serão investidos cerca de R$ 600 milhões em infra-estrutura para que Cuiabá receba jogos da Copa.
Para o governador, o investimento na candidatura de Cuiabá trará muitos benefícios – investimentos em hotelaria, segurança pública, estrutura aeroportuária – para a capital e também para as regiões turísticas próximas, como Chapada dos Guimarães, Pantanal e Nobres, entre outros destinos. Maggi também destacou que a infra-estrutura voltada para o esporte poderá ser utilizada pela população cuiabana.
O ministro elogiou a iniciativa do Estado em investir na candidatura – e também fez elogios à política de esportes do governo – que tem levado estrutura esportiva para todo o interior do Estado. Porém, Silva afirmou que a decisão sobre quem vai sediar a Copa será da Confederação Brasileira de Futebol – FIFA.
Um dos objetivos do governo é uma completa reestruturação do estádio José Fragelli – Verdão. Esta foi mais uma pauta da reunião, já que o estado aguarda a destinação de R$ 2 bilhões do ministério para a conclusão do parque aquático localizado no Complexo Esportivo do estádio – futura vila olímpica.
Orlando Silva reafirmou que Ministério do Esporte vai liberar os recursos assim que receber destinação de emendas ao Orçamento Geral da União – provenientes de comissões do Congresso Nacional.