O secretário de Esportes e Lazer, Baiano Filho, começa a articular a candidatura de Mato Grosso para sediar a 8ª Copa América – Pré Mundial Adulto Feminino de Basquete, em 2009. Durante audiência, Baiano teve a missão de apresentar ao governador o caderno de encargos, que manifesta o grande interesse da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) na realização da etapa em Mato Grosso.
O torneio previsto para agosto do ano que vem, contará com um aporte estadual de R$ 1,2 milhão e reunirá oito seleções das Américas do Norte e Sul, durante uma semana.
O próximo passo para a inserção definitiva de Cuiabá no calendário internacional deverá ocorrer no próximo dia 09, quando a FIBA América, órgão máximo no continente americano e responsável pelos torneios nessa região, submeterá o nome da capital e a estrutura do ginásio Aecim Tocantins a apreciação da FIBA (Federação Internacional de Basquete).
As seleções da Argentina, Venezuela, Cuba, México, Porto Rico, República Dominicana e Chile ainda passarão pelo Campeonato Sulamericano Feminino, que é uma seletiva para o Pré Mundial. Entre elas, cinco classificadas irão compor o grupo com Estados Unidos, Canadá e Brasil, já confirmados para a etapa prevista em Cuiabá. Destas, apenas três seleções garantirão vaga para o Campeonato Mundial de Basquete, em 2010, na República Tcheca.
“O interesse da confederação em realizar o pré-mundial em Cuiabá, confirma nossa certeza de que Mato Grosso para ser inserido na rota internacional precisava de atitudes audaciosas como a construção do Aecim Tocantins, e ainda digo mais, sem o temor de se tornar um espaço sem interesse ou utilização; já estamos as portas da copa de voleibol, e é isso aí, que venham os próximos”, enfatizou Baiano Filho.
A proposta para a realização do Pré Mundial Feminino, foi avaliada no último dia 26, pelo secretário Baiano Filho e o presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Gerasime Nicolas Bozikis, durante sua vinda a Mato Grosso para os Campeonatos Brasileiros Juvenis Centro-Oeste e a entrega oficial do Caderno de Encargos para 2009.
O ginásio Aecim Tocantins também receberá entre os dias 03 e 07 de setembro, a Copa América de Vôlei Masculino 2008. O torneio reunirá Estados Unidos, Canadá, Cuba, Brasil e Argentina. As seleções da Venezuela e Porto Rico ainda passarão por uma seletiva sulamericana para composição final do grupo que participará da copa em Cuiabá.
O evento está agendado desde maio de 2007, quando da assinatura simbólica do convênio entre o governador Blairo Maggi, o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Ary Graça Leite, e o secretário de Estado de Esportes, Baiano Filho. Para o evento serão investidos R$ 1,2 milhão.