A implantação do primeiro centro regional de desenvolvimento esportivo em Mato Grosso está sendo pleiteada na mais nova ação de parceria entre a secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Na semana anterior, representantes dos órgãos estaduais apresentaram o projeto para Fabíola Molina, secretária Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, pasta vinculada ao Ministério da Cidadania.
Chamado de Centro Regional de Desenvolvimento Esportivo da Região Oeste do Estado de Mato Grosso, o ambiente deverá ser implantado no campus da Unemat, em Cáceres. A instituição de ensino superior pública tem um centro interdisciplinar de pesquisa em esporte e exercício físico que aglutina pesquisadores e grupos de pesquisa envolvidos no projeto. Além disso, os cursos de graduação e pós-graduação existentes na universidade poderão oferecer suporte para diferentes ações.
“O conceito é termos um centro especializado em formação de base, dando suporte ao jovens atletas para continuarem avançando nas etapas de formação esportiva. Também atuaremos na formação de treinadores para trabalhar no desenvolvimento desses jovens. É um projeto que prevê estrutura que abarca tanto laboratório e pesquisa quanto instalações e equipamentos esportivos como ginásio, piscina e pista, e sustentado por uma abordagem interdisciplinar”, esclarece o coordenador do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico da Unemat, professor Riller Reverdito.
Além disponibilizar infraestrutura e conteúdos facilitadores para o desenvolvimento dos jovens no esporte, o centro de desenvolvimento esportivo visa formar recursos humanos especializados para intervenção na fase de iniciação, formação e especialização esportiva e apoiar a pesquisa e ensino aplicada ao esporte de base. O espaço ainda tem como objetivo contribuir para a democratização do acesso ao esporte na comunidade, com foco nas populações em situações de vulnerabilidade social.
Para garantir a continuidade das ações a longo prazo, o projeto contou com estudo de viabilidade, capacidade técnica, recursos humanos e financeiros. Outros aspectos para a implantação de uma proposta consistente e sustentável também foram levadas em consideração, tais como gestão realizada por profissionais especialistas, espaços e equipamentos compatíveis com as exigências oficiais, apoio psicossocial e educacional ao jovens atletas e transferência do conhecimento produzido no centro.
De acordo com o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves, a parceria com a Unemat no planejamento de operação e gestão do centro esportivo reforça o papel do Estado como formador de cidadãos e de jovens talentos para o esporte brasileiro, informa a assessoria.