sexta-feira, 23/fevereiro/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso conquista duas medalhas no Brasileiro de Karatê

PUBLICIDADE

Fortes emoções marcaram a disputa da Taça Shotokan de Karatê – o Campeonato Brasileiro da JKA (Japan Karatê Association), realizado este fim de semana, no Ginásio da UEPA, com patrocínio da Secretaria Executiva de Esporte e Lazer (Seel) e promoção das Organizações Rômulo Maiorana (ORM). Mais de 200 atletas de diversos estados brasileiros participaram da competição. Mas nenhum deles alcançou resultados como os paraenses, que levaram ao todo 71 medalhas.

Foram 20 de ouro, 15 de prata e 36 de bronze. Em segundo lugar ficou a Bahia, com apenas 3 medalhas de ouro; seguida por Mato Grosso e Rio Grande do Sul, com 2 medalhas de ouro, cada. O destaque da competição foi o karateca paraense Chinzô Machida, que conquistou o Penta-campeonato Brasileiro no kumitê (luta), contra o atleta do Rio Grande do Sul, Rafael Moreira. Em terceiro ficou o paulista Wagner Pereira. No mesmo campeonato, o karateca paraense também levou o bi-campeonato de katá (demonstração de golpes).

A conquista de Chinzô Machida era muito esperada pelo público paraense que foi ao delírio quando o atleta ganhou o título e foi carregado pela equipe paraense sob a música We are the champion (Nós somos os campeões). Chinzô era o favorito do campeonato e durante a disputa pelo título soube manter o equilíbrio. Com o resultado, o atleta já tem vaga garantida no Sul-Americano de Karatê Shotokan, que acontece em setembro deste ano, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Chinzô tem 28 anos de idade e é faixa-preta desde os dez. Na época foi considerado o faixa-preta mais novo do Brasil. Pelas suas conquistas foi um dos primeiros a fazer parte do projeto ‘Fabricação de Ídolos’ da Seel, desde o ano 2000, quando o Governo do Estado começou a incentivar os atletas paraenses, com uma remuneração fixa para investimentos em treino, viagem para campeonatos e suplemento alimentar.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE