Mato Grosso conquistou 81 medalhas, durante os quatro dias de realização do 8º Torneio Centro-Oeste de Clubes Infantil, Juvenil, Júnior e Sênior de Natação e 4º torneio de clubes, no Parque Aquático da Universidade Federal de Mato Grosso. Entre as conquistas, 24 medalhas de ouro, 35 de prata e 22 de bronze.
De um total de 58 recordes quebrados, cinco foram de Mato Grosso, conquistados pelos atletas Yolen Pinto, nos 100 metros costas feminino Juvenil, com tempo de 1’11″34; João Paulo Souza, nos 200 metros peito masculino Infantil, com tempo de 2’53″12 e Antonio Souza Jr., nos 200 metros peito masculino Junior, com tempo de 2’36″92. O destaque vai para a atleta Yolen, beneficiada pelo programa Bolsa Atleta, que tem a finalidade de assegurar aos esportistas condições para a manutenção de suas atividades (treinos, locomoção, material esportivo, alimentação, etc).
Já no revezamento 4 X 50 livre masculino Junior, o recorde foi batido pela Academia Medley/Colégio São Gonçalo com tempo de 1’41″14. No revezamento 4 X 50 Medley Masculino Juvenil, a quebra foi marcada pela equipe do Golfinho Azul/Sesi Clube com tempo de 1’58″90.
As provas foram realizadas no Parque Aquático da Universidade Federal de Mato Grosso, durante os dias 21 e 24 de setembro. O torneio, realizado pela Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso, em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, contou com a participação de aproximadamente 400 atletas, competindo pelos Estados de Goiás, Brasília, Tocantins, Mato Grosso, Acre, Rondônia e Mato Grosso do Sul.
Mato Grosso participou com uma delegação formada por 95 atletas, representando as academias Medley/São Gonçalo, Golfinho Azul/Sesi Clube, Brasil Dourado e Uirapuru. Os demais estados participaram com as equipes Academia Milenium/GO, Iate Clube/DF, AABB/AC, AABB/DF, Vila Olímpica/Go, Univangélica/GO, Ferroviário/RO, Academia Sérgio/GO, Aipom/MS, Clube do Exército/DF e Academia Cáia/RO.
Bolsa Atleta –
Yolen Pinto faz parte dos novos atletas assistidos pelo programa Bolsa Atleta, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer. O Bolsa Atleta prevê o custeio para a participação de atletas em competições esportivas pelo período de um ano. O recurso pode ser utilizado para a aquisição de materiais esportivos, uniformes, pagamento de transporte, entre outras necessidades.
Na modalidade de natação também são atendidos os atletas, Henrique Ferrari, Luiz Pedro Ribeiro Pereira – “Pepeu”, Rodrigo Ogiwara Silveira e Yuri Wjciechowski.
O benefício está dividido em duas categorias: a Bolsa Atleta Estudantil, que assegura o repasse mensal de R$ 500 reais para cada atleta; e a Categoria Nacional, no valor de R$ 800 reais, categoria na qual Yolen é beneficiada.
Somadas às 21 renovações, o estado atende outras 17 novas bolsas, totalizando 38 bolsistas para o período de 2006, beneficiando as modalidades de atletismo, karatê tradicional, natação, judô, ciclismo, karatê oficial, tiro, karatê shotokan, jiu jitsu, kung fu wushu e tae kwondo, todas na categoria nacional.