O 48° Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu Maria Lenk de Natação começa hoje e vai até domingo, no Rio de Janeiro (RJ). Esta é a última seletiva do país para os Jogos Olímpicos de Pequim, este ano, e Mato Grosso está na expectativa de ter um representante.
Desde o final do Pan Americano do Rio de Janeiro, ano passado, o nadador Felipe Lima vem intensificando seu treinamento para bater o recorde de 1min01seg57centésimos nos 100 metros peito e, assim, ingressar na seleção.
Felipe já está entre os convocados pela pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), que representam o país em competições internacionais, e tem resultados favoráveis em outros campeonatos.
A confederação já tem inscritos 47 clubes e 434 atletas. O Brasil já tem lugar garantido nas raias do Cubo D’Água em todas as provas de revezamento masculino (4x100m livre, 4x200m livre e 4x100m medley), pois figurou entre os 12 do Mundial dos Esportes Aquáticos de Melbourne, em março de 2007. No Maria Lenk, será definido quem integrará os quartetos.
Onze atletas brasileiros já apresentaram indíces para as olímpiadas: César Cielo Filho, Fabíola Molina, Flávia Delaroli-Cazziolato, Gabriel Mangabeira, Guilherme Guido, Henrique Barbosa, Kaio Márcio de Almeida, Lucas Salatta, Nicholas Santos, Rodrigo Castro e Thiago Pereira.