A abertura do certame será este mês, dias 29 e 30, em São José do Rio Claro, mesmo local da abertura do ano passado. Sinop será palco de duas etapas do campeonato mato-grossense de bicicross. Em maio, dias 17 e 18, sedia a terceira prova da temporada, e, em outubro, dias 25 e 26, recebe competidores de várias cidades na grande final. As disputas serão válidas em diferentes categorias, entre elas a elite.
Das sete corridas programadas pela Federação Mato-grossense, Lucas do Rio Verde sediará a 5ª etapa, em 2 e 3 de agosto. Em Sorriso, dias 20 e 21 de setembro, haverá a 6ª. Em 26 e 27 de abril os participantes se encontrarão em Campo Verde.
Na temporada do ano passado, bikers do Nortão conquistaram importantes títulos, entre eles o sinopense Gustavo Pasin, campeão na categoria elite. O vice foi Robson Ferreira, também de Sinop, e, o terceiro, Daniel Korb, de São José.
Na categoria master, o campeão foi Adriano Farias, de Campo Verde, e o vice Edielson Marco Vargas, de Peixoto de Azevedo. Em terceiro, terminou Izael Barbosa Pereira, também de Peixoto, o quarto Thiago Alexandre Briante, de São José, e, o quinto, João Marcelo Carpenedo, de Campo Novo.
Na júnior, Diego Aparecido Rosa, de São José, foi o campeão. O sinopense Júlio César Palhão o vice. Em terceiro, aparece Kairo Colli Júnior, de Lucas do Rio Verde, em quarto Jean Crestani de Souza, de Peixoto de Azevedo e, em quinto, Rony Gomes, de Sorriso.
Na 16 anos, o título foi para Lucas do Rio Verde, com Wellington de Moraes. O segundo foi David Cassiano Júnior, de Sinop. Em terceiro no estadual ficou Guilherme Rizato, de São José do Rio Claro. Em quarto ficou Leandro Rui Silva de Sá, de Campo Verde e, em quinto, Thiago Douglas de Souza, de São José do Rio Claro.
Pela 14-15 anos, o título ficou com Leonardo Rosa Berto, de São José do Rio Claro. O vice foi Marcelo Barbieri, de Sorriso, o terceiro Alex Guatel dos Santos, de São José. O quarto, Jackson João Pedrosini, de Sorriso e, o quinto, Rafael Neves, de Campo Verde.
Na categoria 12-13 anos os bikers de São José dominaram e asseguraram as três primeiras colocações. O campeão foi André Vitor, o vice Addan Giuliano e o terceiro Fábio Costa dos Santos. Em quarto ficou João Antônio, de Campo Novo e, em quinto, Mauro Sávio, do mesmo município.
Sagrou-se campeão, entre 10-11 anos, Carlos Pascoal, de São José. Em segundo Wellinton Batista, de Campo Verde. O terceiro melhor do Estado foi Darllynson Crestani, de Campo Novo, o quarto Paulo Roberto Vicenzi e, o quinto Fábio de Lara, estes últimos também de Campo Novo.
Entre a categoria 8-9 anos o campeonato foi conquistado por Mateus Rosada, de São José. Iago Fedrigo Cintra foi o segundo e David Octávio Schantz, o terceiro. Ambos são de Campo Novo. O quarto colocado foi Tiago de Souza, de Campo Verde e, o quinto, Mateus Alves Marques, de Lucas do Rio Verde.
Entre os pequenos da 6-7 anos, um sinopense ficou entre os três melhores colocados do Estado. É Thiago Ferreira de Freitas, terceiro na classificação final. O campeonato foi para Fernando Batista, de Campo Verde e, o vice, para Carlos Barreto, de Campo Novo. O quarto lugar de Marcelo Paulino da Silva e o quinto de Felipe Pacheco Hubnes, ambos de Campo Verde.