O piloto mato-grossense Raijan Mascarello começou bem a disputa do Campeonato Paulista de Fórmula Tubular (Autocross), edição 2006. Com um show de recuperação em duas corridas adversas, Raijan subiu ao pódio nas duas primeiras etapas da competição, realizada no último final de semana, no circuito de Piracicaba, interior de São Paulo.
Com a responsabilidade de honrar a tradição mato-grossense nos circuitos de terra, o piloto da Montana-Amaggi realizou boas provas e agitou o circo da velocidade em Piracicaba. E não foi à toa que as atenções se voltaram para ele, afinal, Raijan é nada menos que o atual campeão brasileiro da fórmula super tubular. Foi todos contra um.
Na primeira etapa do campeonato, realizada no sábado, Raijan fez uma corrida de recuperação. Na tomada de tempo, ele havia perdido uma correia, o que o fez largar da última posição. Mesmo assim, acelerou e chegou na terceira colocação, superado apenas pelo campeão paulista Ricardo Fragnani e por Tadal Kisuji.
Piracicaba conheceria melhor Raijan Mascarello na segunda etapa, realizada no domingo (05.02). E bastariam apenas duas voltas. Largando da terceira colocação, o piloto da Montana-Amaggi assumiu a vice-liderança ainda na primeira volta. Na segunda volta, ele alcançou o paulista Ricardo Fragnani e fez uma ultrapassagem ousada para assumir a ponta e liderar a maior parte da corrida. Fragnani não desistiu e acossou o mato-grossense, até bater contra seu carro e tirá-lo da pista.
Raijan retornou e tudo o que conseguiu foi o quinto lugar. Ao final, estava satisfeito por ter feito uma boa prova, mas revoltado com a forma como perdeu a segunda etapa. “O Fragnani não sabe perder. Quando viu que não teria como me ultrapassar, jogou seu carro sobre mim, me prejudicando. Foi um anti-jogo”, lamentou Raijan, que ao final da prova, impetrou protesto contra Fragnani.
“Pelo que fiquei sabendo a punição para ele pode ser a perda de 10 segundos. Isso não refresca. De qualquer forma, todos viram o que aconteceu e me parabenizaram. Acho que conquistei simpatizantes”, disse Raijan, que seguirá disputando o Paulistão. As terceira e quarta etapas da competição estão previstas para os dias 11 e 12 de março, em Piracicaba.
De volta a Mato Grosso, ele retorna às atividades em Sapezal, mas não deve fazer preparação especial. O carro da equipe Montana-Amaggi ficará em Piracicaba. Ainda este ano, ele representará o Estado no Brasileiro de Velocidade na Terra e na pick-up racin