PUBLICIDADE

Massa vence GP da Espanha e segue na briga pelo título mundial na Fórmula 1

PUBLICIDADE

As falhas cometidas recentemente pela Ferrari não foram suficientes para frustrar o excelente desempenho do brasileiro Felipe Massa neste domingo. Com um final de semana perfeito, o piloto nacional venceu de ponta a ponta o Grande Prêmio da Europa, na cidade espanhola de Valência, e voltou a vislumbrar o título da temporada 2008 de Fórmula 1.
Pole position no sábado, Massa segurou a primeira posição durante toda a corrida sempre com boa diferença sobre o inglês Lewis Hamilton e completou as 57 voltas em 1h33min32s339, com exatos 5s611 de vantagem sobre o rival da McLaren. O pódio teve ainda o polonês Robert Kubica, da BMW Sauber, no terceiro lugar.

Foi a quarta vitória de Felipe Massa na temporada, e agora o representante nacional aparece com a mesa quantia de triunfos que Hamilton: antes deste domingo, os outros primeiros lugares vieram no Bahrein, na Turquia e na França. Em Valência, Massa ainda conseguiu a melhor volta da prova, com 1min38s708.

O desempenho do brasileiro na estréia de Valência no calendário da Fórmula 1 foi igualmente satisfatório em relação há três semanas, no GP da Hungria. Neste domingo, no entanto, Massa acabou tendo a ‘sorte’ de seu motor não ter explodido a três voltas do final – como aconteceu em Hungarioring, prova que o representante nacional também liderava, mas foi forçado a abandonar por causa da falha mecânica.

Na Espanha, o motor da Ferrari que falhou foi o do finlandês Kimi Raikkonen, que aparecia na sexta colocação após ‘perder’ dois postos por causa da equipe italiana – que cometeu uma trapalhada nos boxes e impediu o atual campeão mundial de brigar pelo quarto lugar.

Por pouco, no entanto, os erros ferraristas não atingiram Massa. Enquanto fazia sua segunda parada nos boxes, o piloto foi liberado para voltar à prova de maneira precipitada pelo mecânico e quase bateu no alemão Adrian Sutil, que passava na pitlane no momento.

Ainda assim, o brasileiro conseguiu superar os problemas da equipe, faturar os dez pontos da vitória e encostar em Hamilton. Vice-líder da temporada, Massa ultrapassou Raikkonen e chegou aos 64 pontos, ficando a apenas seis de Hamilton – que somou oito neste domingo e subiu aos 70. O finlandês atual campeão caiu para terceiro, com os mesmos 57 pontos, mas agora ameaçado por Kubica, quarto com 55.

Além dos três integrantes do pódio, pontuaram na Espanha o finlandês Heikki Kovalainen, o italiano Jarno Trulli e os alemães Sebastian Vettel, Timo Glock e Nico Rosberg (quarto a oitavo, nesta ordem). Demais brasileiros na F-1, Nelsinho Piquet ficou no 11º posto, enquanto Rubens Barrichello amargou o penúltimo lugar dos 17 pilotos que completaram a prova.

A próxima parada do circo da F-1 será daqui a duas semanas, em 7 de setembro, com o Grande Prêmio da Bélgica no tradicional circuito de Spa-Francorchamps. Será a 13ª das 18 etapas do calendário da categoria.

A corrida: A perfeição de Massa na pista valenciana ficou evidente já nos momentos iniciais da prova. O brasileiro conseguiu manter a primeira posição na largada apesar das investidas de Hamilton e Kubica e virou a primeira curva na frente dos rivais. Já Raikkonen acabou sendo ultrapassado pelo compatriota Kovalainen e caiu para o quinto lugar.

No pelotão intermediário, a Renault viu o mau momento dos treinos classificatórios de sábado se estenderem e perdeu o espanhol Fernando Alonso, 12º na largada, mas que levou uma batida traseira do japonês Kazuki Nakajima, teve o aerofólio traseiro destruído e abandonou a prova.

Muito mais consistente na pista, Felipe Massa foi abrindo vantagem a cada volta sobre o rival da McLaren. Virando sempre abaixo de Hamilton, o ferrarista já via sua frente subir para 4 segundos após 15 voltas disputadas. A escuderia italiana, contudo, levava a pior um pouco mais atrás, com Raikkonen seguindo atrás de Kovalainen no duelo de finlandeses pelo quarto posto.

Massa se deu bem no primeiro reabastecimento e conseguiu voltar à pista no quarto lugar, à frente de Raikkonen. Hamilton, embora tenha ficado 0s2 a menos do que brasileiro nos boxes, voltou atrás do finlandês Ferrarista e permitiu que Felipe reassumisse a primeira colocação após as paradas de Kubica, Kovalainen e Raikkonen.

O brasileiro continuou virando mais rápido do que o britânico da McLaren a cada volta e duplicou a vantagem passadas 30 das 57 voltas. A diferença entre os dois primeiros colocados era de 8s3 a favor do representante da Ferrari no momento do segundo abastecimento.

Tudo levava a crer que a Massa defenderia facilmente o primeiro lugar sobre Hamilton, mas um erro da Ferrari quase pôs tudo a perder. O mecânico que autorizou a saída do brasileiro dos boxes se precipitou, inverteu o piruluto sinalizador na hora errada e por pouco não colocou o piloto em um acidente com o alemão Adrian Sutil, retardatário.

Massa contornou os problemas e voltou na frente de Hamilton, mas as falhas da Ferrari voltaram a acontecer. Uma corrida depois de o brasileiro deixar o GP da Hungria a três voltas de cruzar a linha de chegada na primeira colocação por causa da explosão de seu motor, desta vez o motor que fumou foi o de Raikkonen, então sexto colocado.

O finlandês atual campeão mundial, aliás, já havia sido prejudicado pela equipe italiana momentos antes de abandonar a prova. Raikkonen brigava pela quarta colocação e poderia superar Kovalainen nos boxes, mas a mangueira de abastecimento não conseguiu ser retirada pelo mecânico nos boxes. Após perder alguns segundos e acabar atropelando sem querer o funcionário da Ferrari, o nórdico perdeu ainda o quinto lugar para o italiano Jarno Trulli.

Apesar de tudo isso, Felipe Massa conseguiu, enfim, superar seu principal adversário recente: os erros da própria equipe. Sem ser ameaçado, o representante nacional conduziu com calma sua Ferrar à bandeirada quadriculada na primeira posição e se manteve vivo na temporada.

Confira a classificação de Valência:

1. Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 57 voltas em 1h35min35s339
2. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a 5s611
3. Robert Kubica (POL/BMW Sauber) – a 37s353
4. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren-Mercedes) –a 39s703
5. Jarno Trulli (ITA/Toyota) – a 50s684
6. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso-Ferrari) – a 52s625
7. Timo Glock (ALE/Toyota) – a 1min07s990
8. Nico Rosberg (ALE/Williams-Toyota) – a 1min11s457
9. Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) – a 1min22s177
10. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso-Ferrari) – a 1min29s794
11. Nelsinho Piquet (BRA/Renault) – a 1min32s717
12. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – a 1 volta
13. Jenson Button (ING/Honda) – a 1 volta
14. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India-Ferrari) – a 1 volta
15. Kazuki Nakajima (JAP/Williams-Toyota) – a 1 volta
16. David Coulthard (ESC/Red Bull-Renault) – a 1 volta
17. Rubens Barrichello (BRA/Honda) – a 1 volta

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...
PUBLICIDADE