Felipe Massa parece que tomou gosto pela vitória. Depois de vencer no Bahrein e dar uma resposta aos críticos, que já duvidavam de sua capacidade de brigar pelo título da Fórmula 1, o brasileiro voltou a fazer uma corrida consistente e ganhou sem dificuldades na manhã deste domingo o Grande Prêmio da Espanha, disputado na cidade de Barcelona.
Na Catalunha, os carros da McLaren completaram o pódio. Mantendo a regularidade das provas anteriores, o britânico Lewis Hamilton foi o segundo colocado. Na seqüência, chegou o espanhol Fernando Alonso.
Mesmo sendo o maior vencedor da temporada, com o segundo êxito consecutivo, Massa ainda não conseguiu assumir a liderança do Campeonato de Pilotos. De forma curiosa, Lewis Hamilton, que ainda não ganhou nenhuma corrida no ano, está em primeiro lugar na classificação, com 30 pontos. Alonso tem 28, enquanto Massa fica com 27.
No entanto, o brasileiro tem totais condições de assumir o controle da classificação dentro de duas semanas. A próxima prova da categoria acontece no dia 27 de maio, o tradicional Grande Prêmio de Mônaco, nas ruas de Monte Carlo.
O principal momento da prova ocorreu na largada. Arrojado, o Alonso partiu com tudo para cima de Massa, que saiu na frente, com a intenção de assumir a primeira colocação depois da primeira curva. Contudo, a manobra arriscada não surtiu efeito. O brasileiro defendeu sua posição e obrigou o espanhol a ir para fora da pista. Com isso, o atual campeão caiu para quarto lugar.
Na nona volta, Massa perdeu um dos trunfos na briga contra os rivais da McLaren. Seu companheiro de equipe, o finlandês Kimi Raikkonen abandonou a prova, provavelmente por um problema hidráulico.
Quando tudo parecia controlado, Massa passou por um susto em sua primeira parada nos boxes . Na saída para a volta à pista, o carro do brasileiro foi vítima de uma rápida chama, provavelmente por uma pequena quantidade de combustível que ficou na carenagem. Contudo, o fogo não trouxe conseqüências para o rendimento da Ferrari.
Mais rápido que os adversários, Massa contou com um bom trabalho da Ferrari em seu segundo pit stop. A diferença chegava a mais de 11 segundos. Com isso, o brasileiro apenas administrou a ponta nas voltas finais e comemorou mais uma vitória na carreira.
Veja os primeiros colocados na Espanha:
1. Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 65 voltas
2. Lewis Hamilton (ING/McLaren) – 6s7
3. Fernando Alonso (ESP/McLaren) – 17s4
4. Robert Kubica (POL/BMW Sauber) – 31s6
5. David Coulthard (ESC/Red Bull) – 58s3
6. Nico Rosberg (ALE/Williams) – 59s5
7. Heikki Kovalainen (FIN/Renault) – 1 volta
8. Takuma Sato (JAP/Super Aguri) – 1 volta
9. Giancarlo Fisichella (ITA/Renault) – 1 volta
10. Rubens Barrichello (BRA/Honda) – 1 volta
11. Anthony Davidson (ING/Super Aguri) – 1 volta
12. Jenson Button (ING/Honda) – 1 volta
13. Adrian Sutil (ALE/Spyker) – 2 voltas
14. Christijan Albers (HOL/Spyker) – 2 voltas