Se o time profissional do Rondonópolis Esporte Clube (REC) caiu na segunda fase do Campeonato Mato-grossense, a equipe sub-18 está a um passo de ganhar a condição de finalista do Estadual de base. Hoje à noite, às 18h, no estádio Luthero Lopes, a equipe decide uma das vagas à decisão do torneio diante do Luverdense com uma considerável vantagem.
Como venceu o jogo de ida de 2 a 0 em pleno Passo das Emas, o time treinado por Márcio Schimidt joga por um simples empate para decidir o título de campeão da competição com o vencedor de Sinop e Crac de Campo Verde, que se enfrentaram ontem à noite, no Gigante do Norte. No primeiro entre as duas equipes houve empate em 2 a 2. Além da vantagem de jogar por uma igualdade, o REC pode até perder por diferença de um gol que assim mesmo irá para a grande final.
Ao time de Lucas do Rio Verde resta vencer por uma boa diferença de gols. No mínimo, de dois para levar a disputa da vaga aos pênaltis. Já por três gols de diferença, o Luverdense obtém a classificação de forma direta. Isto é, no tempo normal.
Os dois finalistas do Campeonato Estadual Sub-18 já garantem automaticamente vagas à Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2012. O torneio é considerado o Campeonato Brasileiro da categoria. Neste ano, Cacerense e o próprio REC estiveram na competição nacional, mas foram eliminados ainda na primeira fase. Nunca na história do futebol de base de Mato Grosso nenhum clube do Estado conseguiu avançar à segunda fase da Copa São Paulo.
Chegar na decisão do Sub-18 também significa embolsar uma boa premiação. Os finalistas embolsam R$ 100 mil cada para bancar as despesas durante o torneio em São Paulo. Mas o dinheiro é pago só no próximo ano. Isto é, os finalistas deste ano só vão receber o prêmio em dinheiro no início de 2012.
Por exemplo, só este que Cacerense e REC vão receber a verba equivalente a final do Mato-grossense do ano passado.