O clube mato-grossense vinha de cinco jogos sem perder desde o início do returno do Campeonato Brasileiro da Série B. Foram três vitórias e dois empates. No entanto, a série invicta caiu, esta tarde, no estádio Arruda, em Pernambuco, com a derrota por 2 a 0 para o Santa Cruz. Com o resultado, o Luverdense permanece na 11ª colocação com seus 32 pontos. Já o Santa Cruz ganha duas posições e pula para a sétima colocação com 37 pontos.
A equipe pernambucana iniciou tentando pressionar e o Luverdense apostando nos erros. Os dez primeiros minutos foi de um jogo bastante franco, com ataques de ambas as equipes. O atacante Grafite, do Santa Cruz, levou cartão amarelo aos 11 minutos ao simular ter recebido falta dentro da área e pedir pênalti.
Um minuto depois, o primeiro lance de perigo do Luverdense. O meia Osman recebeu e acertou um belo chute na trave. Porém, o assistente marcou impedimento. O ritmo do jogo caiu e o Luverdense conseguiu esfriar um pouco o ímpeto do adversário, que tentava imprimir um jogo mais veloz.
No entanto, o Santa Cruz conseguiu abrir o placar aos 29 minutos com o zagueiro Alemão. Daniel Costa cobrou falta com perfeição, o zagueiro subiu mais que todo mundo e mandou para o fundo da rede.
O Luverdense tentou dar uma resposta aos 36 minutos. Carlos Henrique tocou para o atacante Lucas Fernandes, que não conseguiu chegar em bola cruzada na área. A partida seguiu para o final do primeiro tempo sem nenhuma outra grande jogada de perigo.
O Santa Cruz iniciou o segundo tempo da mesma forma que o primeiro, pressionando. Com apenas um minuto, Grafite recebeu a bola em posição duvidosa e chutou a bola por cima do gol. O jogo passou a ficar truncado e concentrado no meio de campo.
Aos 10 minutos, o técnico Júnior Rocha decidiu mudar o Luverdense ao tirar o meia Diego Rosa e colocar o meia Calyson. Aos 15 minutos, foi a vez do treinador Marcelo Martelotte, do Santa Cruz, mudar. Ele tirou o zagueiro Alemão, que fez o gol e estava com cartão amarelo, para colocar o zagueiro Danny Moraes.
Não demorou muito e o Santa Cruz aumentou o placar. Aos 19 minutos, o meia Daniel Costa marcou um golaço de falta. Dois minutos depois o Luverdense levou perigo ao adversário, Alípio cobrou escanteio, Everton subiu mais alto que todo mundo, mas errou o alvo.
Aos 24 minutos, o goleiro Edson salvou o Luverdense de levar o terceiro gol. Vitor tentou tocar para o atacante Grafite, mas o goleiro do clube mato-grossense tirou o perigo. Rocha tirou o meia Ricardo e colocou o meia Adriano da Matta aos 27 minutos.
No entanto, era o Santa Cruz que continuava mandando no jogo e, aos 28 minutos, Grafite conseguiu tirar o goleiro e chutou, mas o zagueiro Everton evitou o gol. Dois minutos depois, o clube pernambucano perdeu mais uma boa chance. Daniel Costa correu nas costas da defesa, chutou forte, mas Edson mais uma vez salvou o Luverdense. Aos 34 minutos, o atacante Grafite recebeu o segundo amarelo e foi expulso.
Mesmo com o placar desfavorável, o Luverdense tentava marcar seu gol. No entanto, foi o Santa Cruz que quase marcou o terceiro aos 48 minutos. Luisinho tocou para Bruninho, que tirou o goleiro do Luverdense, mas a bola foi para fora.