O Luverdense acaba de empatar em 2 a 2 com o Santa Cruz, em casa, no estádio Passo das Emas. O time pernambucano saiu na frente com Daniel Costa, em cobrança de falta, logo aos 3 minutos do 1º tempo. Antes do intervalo, Diego Rosa empatou, de cabeça. Logo na sequência, também de cabeça, Osman, virou o jogo. Jogando com um a menos desde os 19 minutos do 2º tempo, o Santa Cruz buscou o empate e, aos 34, Nathan marcou, após dividida com o goleiro Edson.
O empate manteve o Luverdense em 10º lugar, com 8 pontos, a 4 pontos do G4 e a 6 pontos do líder Botafogo. O Santa Cruz por outro lado, subiu quatro posições e saiu da zona do rebaixamento. O time pernambucano agora tem 4 pontos e ocupa a 15ª posição no campeonato.
O próximo jogo do Luverdense será na terça-feira (9), fora de casa, no estádio Durival Britto, contra o Paraná. Já o Santa Cruz será mandante e jogará contra o Blumenau, em casa, no estádio Arruda.
O jogo – Começando a partida na penúltima posição do campeonato, com apenas três pontos, o Santa Cruz foi logo para cima do Luverdense. Logo aos 3 minutos, o juiz marcou falta pelo direito em favor dos pernambucanos. Daniel Costa ameaçou cruzar, mas bateu direto no canto esquerdo e enganou o goleiro Edson Kolln. 1 a 0 para o Santa.
Logo, o LEC tratou de ir para cima. Aos 8 minutos, Ciro chegou pela direita e bateu cruzado. O goleiro Fred se esticou e conseguiu encaixar a bola. Aos 13, novamente Ciro chegou bem. Após lançamento da intermediária, o atacante saiu cara a cara com o goleiro rival, que fez outra grande defesa.
O Santa tentava administrar o jogo, porém, sem criar grandes chances, que eram anuladas pela zaga do Verdão. Aos 18, a pressão do time da casa surtiu efeito. O lateral Diego Silva alçou a bola na área. Diego Rosa acertou uma bela cabeçada, sem chances para Fred, empatando o jogo. Aos 23, mais uma chance para o Santa Cruz, em cobrança de falta. Daniel Costa bateu, novamente no canto esquerdo, mas Edson, desta vez atento, defendeu e mandou para escanteio.
Após uma parada técnica de dois minutos, em razão do calor, o Luverdense voltou com tudo. E foi aos 27 que veio a virada. Ciro fez boa jogada pela direita e cruzou na área. A bola “encontrou” Osman livre, que só teve o trabalho de empurrar para as redes de cabeça.
Sem conseguir “assustar” a zaga do Luverdense, o técnico do Santa Cruz, Ricardinho, tirou o atacante Anderson Aquino e colocou Bruno Mineiro, também jogador ofensivo. Mas o Luverdense continuou melhor. Aos 33, Osman chutou de fora da área e a bola “tirou tinta” da trave esquerda de Fred. A partir de então, os dois times diminuíram o ritmo e a partida seguiu sem maiores chances até o intervalo.
Na volta, o Santa Cruz retornou mais ofensivo, com a saída do meio-campo Edson Sitta para a entrada do atacante Nathan. Porém, mais uma vez, foi o LEC que começou no ataque. Logo aos 2 minutos, Diego Rosa “pedalou” para cima do zagueiro pernambucano e cruzou para Osman, que desviou e, por pouco, não marcou o terceiro gol. Aos 8, Deyvid Sacconi arriscou de longe, mas Fred encaixou com segurança.
Sem conseguir sair da pressão, o técnico Ricardinho “queimou” a última substituição, tirando o lateral Marlon, para a entrada do meio-campo Bruninho. Ainda assim, o Verdão seguia atacando. Aos 11, Ciro fez boa jogada, mas foi derrubado. Na cobrança, Paulinho jogou na barreira. A resposta do Santa veio aos 15. Nathan cruzou pela esquerda, a bola pegou um efeito e quase surpreendeu o goleiro Edson, que conseguiu desviar para escanteio.
Júnior Rocha sacou então Diego Rosa, para reforçar o meio-campo com Da Matta. Aos 19, os pernambucanos levantaram a bola na área, mas Edson tirou. O Santa Cruz havia começado a gostar do jogo, quando veio o balde de água fria. Diego Sacoman fez falta em Ciro. Amarelado ainda no primeiro tempo, o jogador recebeu o segundo cartão e foi expulso.
Após tirar o meia Júlio Terceiro para a entrada do também meio-campo Michel Schmoller, Rocha decidiu arriscar e tirou o meia atacante Deyvid Sacconi e colocou o atacante Lucas Fernandes. Aos 33, Ciro teve a chance de matar o jogo. O jogador recebeu a bola pela direita, bateu cruzado, mas a zaga pernambucana cortou na hora certa. O “castigo” do Verdão veio 1 minuto depois, após “bobeada” da defesa. Nathan, que entrou durante o jogo, recebeu lançamento livre e saiu cara a cara com Edson. O atacante se antecipou e, antes de dividir com o arqueiro, conseguiu empurrar para a rede e empatar a partida.
O LEC tentou reagir. Aos 36 minutos, Michel recebeu na entrada da área e chutou forte. A bola subiu demais e foi para fora. O Santa Cruz também teve chance. Aos 40 minutos, Daniel Costa pegou o rebote de Edson e chutou quase da intermediária. O goleiro do LEC teve trabalho para empurrar para escanteio. O Luverdense ainda tentou impor uma pressão, mas a zaga do Santa se segurou e conseguiu levar um ponto para Pernambuco.
"A desatenção, mais uma vez, nos custou os dois gols que tomamos. Coletivamente, deveríamos ter competido mais, inibindo o adversário de jogar e sermos um pouco mais objetivos. Crescemos na partida justamente quando ficamos com um jogador a menos", avaliou, no final da partida, o técnico Ricardinho.
(Atualizada às 17h34)