Os técnicos das categorias de base dos principais clubes brasileiros se reuniram, hoje, na CBF, no Rio de Janeiro, com o coordenador e técnico da seleção brasileira olímpica, Alexandre Gallo, o diretor de competição, Manuel Flores, e do coordenador de base do Benfica de Portugal, João Eduardo Santos que fizeram palestras sobre a formação das divisões de base. O treinador do Luverdense, Maicon Gaúcho, que é gerente de futebol do clube, representou Mato Grosso.
O evento tinha como objetivo integrar a entidade e aprofundar o conhecimento em categorias de base dos 40 clubes que compõe a séries A e B do Campeonato Brasileiro. Foram discutidas as principais necessidades dos clubes na criação das categorias de base, as sugestões para calendários e competições e, principalmente, a troca de informações e ideias para a melhoria do futebol de base no país.
A partir de janeiro de 2015, o Luverdense será um dos representantes do Estado na Copa São Paulo de Futebol Junior, que é a principal competição com jovens talentos do futebol nacional.
"Essa troca de informação entre os clubes e gestores é um projeto ambicioso com pensamento futuro. Excelência em categoria de base não se faz da noite para o dia, e sim com muito planejamento e desenvolvimento das coordenações de base dos principais clubes do país” – disse Gaúcho, através da assessoria.
Ele destacou que o Luverdense hoje é referência no trabalho de base em Mato Grosso. Através do Projeto Ninho das Emas, desenvolvido em parceria com a prefeitura de Lucas do Rio Verde, o clube atrai e promove integração social com mais de 600 garotos nas categorias sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17, sendo o último o atual campeão estadual.