Paralela a 5ª Copa Mato Grosso, a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) realiza o Campeonato Mato-grossense Sub-18, a principal competição de base do Estado. Igualmente ao Estadual de Profissionais, o torneio, que também será aberto hoje à tarde, promete ser ainda mais acirrado que os anos anteriores. Além de ser o caminho à profissionalização e automaticamente à promoção de categoria, a competição reserva aos dois finalistas vagas para a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2009.
Realizado em conjunto com a Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (Seel), o Estadual Sub-18 veio para resgatar algo que há muito tempo havia se perdido: a identidade dos atletas formados na base com o clube.
Os jogos do Campeonato Estadual Sub-18 vão começar com duas horas de antecedência do profissional. Em Alto Araguaia, às 18h, na preliminar de Araguaia e Cacerense, a garotada dos dois times abrem o torneio. No mesmo horário, no Luthero Lopes, jogam REC e Barra do Garças.
Neste ano, a competição reunirá 12 equipes, porém, com duas chaves totalmente distintas. A A, é composta pelos clubes que vão disputar a Copa Mato Grosso -União, Vila Aurora, REC, Cacerense, Operário, Tangará, Barra do Garças e Araguaia. Eles vão jogar entre si em turno e returno, classificando-se para a semifinal os três que somarem o maior número de pontos. No Grupo B, Mixto, Luverdense, ambos fora da Copinha, Palmeiras e Cuiabá, jogarão também entre si, em dois turnos, saindo apenas o primeiro colocado para compor os quatro semifinalistas. Este torneio está com a abertura marcada para o próximo dia 14, em Cuiabá.